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Title: Ou ensaios reunidos para um roteiro do acaso
Authors: Clevelares, Gustavo Augusto de Abreu
metadata.dc.contributor.advisor: Klinger, Diana
metadata.dc.contributor.members: Dias, Ângela Maria
Chiarelli, Stefania Rota
Coelho, Frederico Oliveira
Cardoso, Marília Rothier
Issue Date: 2020
Abstract: Esta tese constrói-se a partir de uma ambivalente proposição – ao mesmo tempo em que se pretende apresentar a produção de pensamento crítico sobre arte contemporânea, quer evidenciar-se também como experimentação artístico-literária. Operacionalizou-se, no texto, o discurso crítico em contiguidade como artístico, por intermédio da linguagem ensaística, fotográfica, poética e ficcional, com o objetivo de investigar a noção de melancolia comum às subjetividades emergentes, pensando-a como um gesto ativo e vigoroso de levante frente à transformação da relação do homem com a temporalidade opressiva na qual está inserido desde o início da modernidade. Privilegiou-se analisar criações de artistas contemporâneos, tais como os constructos de autoria de Nuno Ramos e de Leila Danziger, em trabalhos que negociam biografia, arte e crítica; desejou-se também o registro da minha própria experiência artística responsiva diante das tensas articulações presentes em certas produções que se aglutinam no campo expandido da arte. Em aproximação com o pensamento filosófico e psicanalítico, a leitura e a elaboração dos fragmentos críticos e artísticos desta tese almejam por desvelar, entre destroços e ruínas, a potência afirmativa da criação como um gesto possível da melancolia ativa, compreendida não como falta, mas como produção. Desejou-se, subjacente a tudo, um diálogo plástico-discursivo a respeito da arte que viesse a ativar um outro uso da tese enquanto gênero, vislumbrando iluminar as relações sensíveis e intensivas entre arte e vida
metadata.dc.description.abstractother: Esta tesis se basa en una propuesta ambivalente: al mismo tiempo que pretende resaltar la producción de pensamiento crítico sobre el arte contemporáneo, también quiere mostrarse como experimentación artísticoliteraria. El discurso crítico en contigüidad con lo artístico se hizo evidente en el texto, a través de ensayos, fotografías, poesía y escritura ficticia, con el objetivo de investigar la noción de melancolía común a las subjetividades emergentes, considerándola activa ante la transformación de la relación del humano con la temporalidad opresiva en la que se ha insertado desde elcomienzo de la modernidad.Lascreaciones de artistas contemporáneos, como las construcciones de Nuno Ramos y Leila Danziger, fueron investigadas en obras que negocian biografía, arte ycrítica; también grabé mi propia experiencia artística frente a las tensas articulaciones presentes en ciertos escritos que se unen en el campo expandido del arte. En aproximación al pensamiento filosófico y psicoanalítico, la lectura y elaboración de los fragmentos críticos y artísticos de esta tesis desean revelar, entre los restos y las ruinas, la potencia afirmativa de la creación como un posible gesto de melancolía activa, entendida no como una falta,sino como una producción. Subyacente a todo el proyecto, está la búsqueda de un diálogo discursivo y plástico sobre el arte, que activaría otro uso de la tesis como género, con la intenciíon de iluminar las relaciones sensibles e intensivas entre el arte yla vida
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14560
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