Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14565
Title: Estratégias de captação em capas-cartazes do Jornal Popular Meia Hora
Authors: Nogueira, Rafael Guimarães
metadata.dc.contributor.advisor: Monnerat, Rosane Santos Mauro
metadata.dc.contributor.members: Pauliukonis, Maria Aparecida Lino
Costa, Wagner Alexandre Dos Santos
Feres, Beatriz Dos Santos
Ribeiro, Patricia Ferreira Neves
Issue Date: 1-Aug-2020
Abstract: De caráter quantitativo e qualificativo, esta pesquisa, vinculada à área de Estudos de Linguagem, objetiva descrever e correlacionar as estratégias de captação empregadas em capas-cartazes do jornal popular Meia Hora de Notícias, tabloide de significativas expressividade e circulação social. Sob os princípios teóricometodológicos da Semiolinguística, vertente da Análise do Discurso que abarca todo o ato comunicativo, investiga-se como a construção dos fatos noticiados visa a que o parceiro da troca comunicativa atenda ao projeto de intencionalidade do jornal carioca, compartilhando opiniões e/ou sendo tocado em seus sentimentos. Para tal, o corpus selecionado compreende, especificamente, as capas-cartazes publicadas entre 09 de julho de 2014 e 09 de julho de 2019, totalizando 125 exemplares. Tendo em vista a natureza híbrida desse texto, que se configura pela articulação de elementos verbais e visuais, somam-se às premissas semiolinguísticas as contribuições de diferentes áreas do conhecimento: na caracterização do gênero discursivo, o Jornalismo Popular; na exploração dos elementos imagéticos, a Semiótica de Peirce, a Psicologia das cores, o Fotojornalismo e o Design Visual; e na descrição de mecanismos linguístico-discursivos, a Linguística Textual, a Linguística Funcional e a Macrossintaxe Argumentativa. Este estudo interdisciplinar comprova que os elementos verbo-visuais empregados nas capas do jornal impresso consubstanciam estratégias de sedução e de persuasão, refletindo e incutindo valores e, assim, induzindo o público-consumidor à compra do periódico
metadata.dc.description.abstractother: In a quantitative and qualitative methodology, this research, linked to the a Language Studies area, aims to describe and correlate the capture strategies employed in poster-covers of the popular newspaper Meia Hora de Notícias, a tabloid of significant expressiveness and social circulation. Through the theoreticalmethodological principles of Semiolinguistics, part of the Discourse Analysis that encompasses the whole communicative act, it is investigated how the construction of the reported facts expects the communicative exchange partner to attend the intentionality project of the newspaper, sharing opinions and/or being touched in their feelings. For such purpose, the selected corpus comprises specifically the postercovers published from July 9 - 2014 to July 9 - 2019, adding up to 125 copies. Given the hybrid nature of this text, which is configured by the articulation of verbal and visual elements, the contributions of different areas of knowledge are added to the Semiolinguistics premises: in the characterization of the discursive genre, Popular Journalism; in the exploring of the imagery elements, the Semiotics of Peirce, Color Psychology, Photojournalism and Visual Design; and in the description of linguisticdiscursive mechanisms, Textual Linguistics, Functional Linguistics and Argumentative Macrosyntax. This interdisciplinary study proves that the verb-visual elements employed on the covers of the printed newspaper embody seduction and persuasion strategies, reflecting and instilling values and thereby inducing the consumer-public to purchase the newspaper
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14565
Appears in Collections:POSLING - Tese e Dissertação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.