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Title: (Con)fusão de Ethos: a construção da identidade de jornais populares e de seus leitores sob uma análise semiolinguística do discurso
Authors: Vargas, Elenita Arguelles de
metadata.dc.contributor.advisor: Ribeiro, Patricia Ferreira Neves
metadata.dc.contributor.members: Santos, Adriano Oliveira
Silva, Nadja Pattresi de Souza e
Issue Date: 1-Aug-2020
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo central identificar e analisar como se constrói e se apresenta o ethos constituído pela relação de identificação quase total do enunciador e do destinatário dos discursos produzidos por dois jornais populares em sua versão impressa, a saber: Meia Hora de Notícias (RJ) e Super Notícia (MG). Para tanto, buscamos identificar, em primeiro plano, marcas linguísticas de subjetividade inseridas nas manchetes de capa dos jornais focalizados, sobretudo no domínio do léxico, a fim de destacar as escolhas discursivas para a construção dos textos analisados, sob o propósito de criar uma identificação com o seu público-alvo. Em segundo plano, analisamos a diagramação, especialmente as imagens em foco nas manchetes de capa, à medida que esse destaque seja importante para uma reflexão sobre a construção identitária em jogo. Sob o ponto de vista metodológico, utilizamos, neste trabalho para fins analíticos, dez manchetes de capa dos jornais carioca e mineiro, dentre as sessenta e duas capas investigadas ao longo do processo de seleção de corpus, sendo tais manchetes centradas em um recorte temático específico: o político. Mais especificamente, para o estudo, investigamos não só a construção da identidade dos tabloides, associada ao conceito de ethos, como também as estratégias de aproximação (quase fusão) entre os periódicos e o seu público leitor, formado, em geral, pelas classes menos favorecidas da sociedade e, comumente, com baixa escolaridade. Neste trabalho, temos como hipótese que, por meio dessa via de mão-dupla, em que as identidades dos sujeitos envolvidos no discurso produzido pelo Meia Hora e pelo Super parecem se fundir, os tabloides acabam por romper, efetivamente, com o princípio de neutralidade do próprio jornalismo, tão almejado pela instância jornalística como uma forma de credibilidade diante do público pretendido e da sociedade como um todo. Como fundamentação teórico-metodológica primordial, optamos pela Semiolinguística (CHARAUDEAU, 1999, 2001, 2004, 2005, 2007, 2009, 2010, 2011, 2014, 2016, 2017 e 2018), já que permite uma proposta de análise do discurso que visa a uma observação acerca dos mecanismos de articulação entre produções textuais/discursivas e atores sociais, neste caso, a sociedade e o contexto nos quais estão inseridos os jornais Meia Hora e Super Notícia e o seu público-alvo
metadata.dc.description.abstractother: This research aims to identify and analyze how it is constructed and presented the ethos constituted by the almost total identification relation of the enunciator and the recipient of the speeches recorded by two popular newspapers in their printed version, namely: Meia Hora de Notícias (RJ) and Super Notícia (MG). Therefore, we seek to identify, in the foreground, linguistic marks of subjectivity inserted in the headlines of the focused newspapers, especially in the lexical domain, in order to highlight the discursive choices for the construction of the analyzed texts, with the purpose of creating an identification with its target audience. In the background, we have analyzed the diagramming, mainly the images in focus in the cover headlines, as this highlight is important for a reflection on identity construction at stake. From the methodological point of view, we used, in this work for analytical purposes, ten headlines of the Rio de Janeiro and Minas Gerais newspapers, among the sixty-two covers investigated during the corpus selection process, with these headlines centered on a specific thematic cut: the politician. More specifically, for the study, we investigated not only the construction of the tabloid identity, associated with the concept of ethos, as well as the strategy of approximation (almost fusion) between the journals and their readership, generally formed by the less favored classes by society and commonly with low education. In this paper, we hypothesize that, through this two-way path, in which the identities of the subjects involved in the speech produced by Meia Hora and Super seem to merge, the tabloids, effectively, end up breaking the principle of neutrality of journalism itself, so sought by the journalistic instance as a form of credibility with the intended public and society as a whole. As a primordial theoreticalmethodological foundation, we opted for the Semiolinguistics (CHARAUDEAU, 1999, 2001, 2004, 2005, 2007, 2009, 2010, 2011, 2014, 2016, 2017 and 2018), as it allows a proposal of discourse analysis aimed at an observation about the mechanisms of articulation between textual/discursive productions and social actors, in this case, the society and the context in which the Meia Hora and Super Notícia newspapers are inserted and their target audience
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14566
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