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Title: Representações da solidão em HQ’s de Mauricio de Sousa e Danilo Beyruth
Authors: Cirilo, Vania Luiza
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Lucia Teixeira de Siqueira e
metadata.dc.contributor.members: Azevedo, Sandro Tôrres de
Sousa, Silvia Maria de
Issue Date: 2020
Abstract: O trabalho centra-se na análise de representações da solidão no romance gráfico Astronauta: magnetar, de Danilo Beyruth (Panini, 2015). O objetivo da pesquisa é empreender uma análise semiótica que considere a intertextualidade com o universo das histórias originais de Mauricio de Sousa, usando três HQ’s como textos-base: Astronauta (Globo, 1995), Astronauta em: amigos e solidão (Panini, 2009), Astronauta (Panini, 2010). Observaram-se a relação dos termos do nível fundamental vida e morte com as estruturas narrativas, os temas e as projeções sintáticas; o percurso narrativo dos sujeitos e a relação que estabelecem com os objetos-valor; as debreagens e embreagens de pessoa, tempo e espaço e os efeitos de sentido que geram; os temas e as figuras que se associavam à solidão; o tratamento discursivo do espaço, investigando os mecanismos de aspectualização e o tratamento do plano da expressão e sua relação com o plano do conteúdo, principalmente no que tange à solidão. A análise conclui que a aspectualização do espaço foi fundamental na representação da solidão nos quadrinhos analisados, especialmente no romance gráfico, criando efeitos de sentido de restrição do espaço e de pequenez do personagem para enfatizar a solidão do protagonista. Além disso, a embreagem actancial representa a instabilidade mental do personagem, como também o não cumprimento do programa narrativo de base mostra a incompletude e a inconstância que define o Astronauta como um homem moderno. Assim, a solidão está fortemente associada à loucura, ao trabalho, à tecnologia, sendo uma concretização da morte, enquanto termo disfórico do nível fundamental
metadata.dc.description.abstractother: The work focuses on the analysis of representations of loneliness in the graphic novel Astronauta: magnetar, by Danilo Beyruth (Panini, 2015). The objective of the research is to undertake a semiotic analysis that considers intertextuality with the universe of Mauricio de Sousa's original stories, using three HQ's as base texts: Astronauta (Globo, 1995), Astronaut in: friends and solitude (Panini, 2009), Astronaut (Panini, 2010). The relation between the terms of the fundamental level of life and death with the narrative structures, themes and syntactic projections was observed; the narrative path of the subjects and the relationship they establish with the value objects; the shifting in and the shifting out of person, time and space and the effects of meaning they generate; the themes and figures associated with loneliness; the discursive treatment of space, investigating the mechanisms of aspectualization and the treatment of the expression plane and its relationship with the content plane, especially with regard to loneliness. The analysis concludes that the aspectualization of space was fundamental in the representation of loneliness in the comics analyzed, especially in the graphic novel, creating effects of a sense of space restriction and smallness of the character to emphasize the loneliness of the protagonist. In addition, the actancial shifting in represents the character's mental instability, as well as the nonfulfillment of the basic narrative program shows the incompleteness and inconstancy that defines the Astronaut as a modern man. Thus, loneliness is strongly associated with madness, work, technology, being an embodiment of death, as a dysphoric term at the fundamental level
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14572
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