FATORES QUE INFLUENCIAM A IMPLANTAÇÃO DAS PRODUÇÕES TECNOLÓGICAS DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DO MESTRADO PROFISSIONAL NA ÁREA DA ENFERMAGEM E ESTRATÉGIAS DE TRANSLAÇÃO DO CONHECIMENTO
Avaliação de impacto a saúde
Pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico
Mestrado profissional
Educação de pós-graduação em enfermagem
Pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico
Conhecimento
Nursing post-graduate education
Health impact assessment
Scientific research and technological development
Professional master's
Ferreira, Rejane Eleuterio | Posted on:
2019
Abstract
No mestrado profissional, o aluno é incentivado à criação de novos produtos e serviços, cuja aplicação resulte em melhorias na saúde da população. A produção tecnológica é uma das suas principais características. Sendo assim, o estudo tem como objetivo geral: compreender o processo de implantação das produções tecnológicas desenvolvidas no mestrado profissional na área da enfermagem, nos serviços de saúde e ensino, através experimentação sociopoética e como objetivos específicos: descrever o perfil dos enfermeiros egressos do mestrado profissional na área da enfermagem; caracterizar as produções tecnológicas desenvolvidas no âmbito do mestrado profissional na área da enfermagem; analisar as produções tecnológicas dos egressos do mestrado profissional na área da enfermagem e sua relação com as necessidades dos serviços de saúde; discutir as estratégias utilizadas para implantação das produções tecnológicas dos alunos do mestrado profissional na área da enfermagem, nos serviços de saúde; analisar as contribuições das produções tecnológicas propostas por egressos do mestrado profissional na área da enfermagem nos serviços de saúde. Metodologia: trata-se de um estudo de abordagem sociopoética, realizado com egressos dos cursos de mestrado profissional na área da enfermagem, no estado do Rio de Janeiro. A produção de dados ocorreu na seguinte sequência: pesquisa documental, entrevista e grupo-pesquisador. Na sequencia foi realizada a triangulação dos dados. O tratamento e a análise dos dados documentais e das entrevistas se deu a partir da análise de conteúdo de Bardin, já as expressões verbais e artísticas do grupo-pesquisador foram analisadas conforme os estudos da sociopoética Viril/Classificatório e Filosófico, interpretados à luz dos parâmetros de avaliação da CAPES, sob a perspectiva de translação de conhecimento e de inovações tecnológicas de Donald Stokes. Resultados: a principal tipologia de produto elaborada pelos egressos foi o desenvolvimento de técnicas, entre as quais: fluxogramas, protocolo, formulários e curso de capacitação. Grande parte dos produtos foi desenvolvida no contexto hospitalar, no formato de tecnologia educacional, atendendo à necessidade de saúde que envolve garantia de acesso à tecnologia para melhorar e prolongar a vida do usuário. Um pouco menos da metade dos egressos reconhecem terem implantado seu produto no serviço. Existem fatores na formação, como a pouca clareza do que é um produto e o desenvolvimento de uma estratégia frágil, sem nenhum modelo de translação do conhecimento de referência e fatores alheios à formação como equipe de enfermagem, em um cenário com rotina endurecida e falta de interesses dos gestores, influenciando negativamente a implantação dos produtos. Quando existe participação ativa dos usuários, profissionais e todas as pessoas envolvidas, desde o momento da decisão e da elaboração dos produtos, a adesão ao serviço aumenta. Conclusão: as produções tecnológicas desenvolvidas no âmbito do mestrado profissional em enfermagem têm uma baixa adesão nos serviços e uma avaliação com pontuação ínfima na CAPES, o que mostra a necessidade de os programas incorporarem um modelo estratégico de translação do conhecimento
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TeseSource
FERREIRA, Rejane Eleutério. Fatores que influenciam a implantação das produções tecnológicas desenvolvidas no âmbito do mestrado profissional na área da enfermagem e estratégias de translação do conhecimento. 2019. 231 f. Tese (Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019Subject(s)
Educação de pós-graduação em enfermagemAvaliação de impacto a saúde
Pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico
Mestrado profissional
Educação de pós-graduação em enfermagem
Pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico
Conhecimento
Nursing post-graduate education
Health impact assessment
Scientific research and technological development
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