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Title: O Universo de consumo, seus mundos e seus sujeitos: uma abordagem semiolinguística dos sujeitos do discurso publicitário, com foco nos efeitos de patemização
Authors: Silva, Conceição Almeida Da
metadata.dc.contributor.advisor: Monnerat, Rosane Santos Mauro
metadata.dc.contributor.members: Feres, Beatriz dos Santos
Fernandez, Patrícia Ribeiro Corado
Silva, Nadja Pattresi de Souza e
Leal, Giselle Maria Sarti
Issue Date: 2020
Abstract: As marcas linguísticas e discursivas deixadas no texto publicitário revelam muito sobre o discurso produzido, principalmente sobre o sujeito comunicante – sua identidade social, sua identidade discursiva, seu ethos e seu universo de valores. Acreditamos que essas marcas revelam, da mesma forma, indícios que mostram como o sujeito interpretante foi colocado em cena, como sua imagem foi projetada, possibilitando que também ele possa ser percebido em sua identidade social e discursiva e em sua representação como participante de um universo de consumo ideal. Essa é a tese que será defendida, por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo, fundamentada em uma extensa revisão bibliográfica e cujo objetivo principal é analisar o discurso publicitário para compreender o modo como a publicidade impressa representa os sujeitos envolvidos no ato de comunicação e, mais especificamente, o consumidor, visando a efeitos patêmicos. Para alcançar tal intento, a análise fundamenta-se teórico-metodologicamente em um estudo interdisciplinar, que tem como base a Semiolinguística e a Semiótica, além de estudos discursivos voltados para as questões que dão suporte aos conceitos de representações sociais, estereótipos e imaginários sociodiscursivos e estudos discursivos inspirados pela retórica aristotélica que explicam os conceitos de ethos e pathos e sua contribuição para a produção de efeitos patêmicos. O corpus compõe-se de anúncios de instituições financeiras publicados na revista Veja, escolha feita por se tratar de uma revista de grande circulação nacional, disponibilizada online, sendo, pois, acessível a todos que desejarem. Considerando a interação entre linguagem verbal e não verbal, as restrições impostas pela situação e pelo contrato de comunicação e as estratégias que o dispositivo de enunciação publicitária possibilita, esta pesquisa coloca em evidência a imagem projetada para o destinatário na produção discursiva, visto que é a ele que o projeto de fala pretende captar por meio dos efeitos patêmicos visados
metadata.dc.description.abstractother: The linguistic and discursive marks left in the advertising text reveal much about the discourse produced, especially about the communicating subject - social identity, discursive identity, ethos and universe of values. We believe that these marks reveal, in the same way, evidences that show how the interpretant subject was put on the scene, how his image was projected, enabling him to be perceived in his social and discursive identity and in his representation as a participant of an ideal consumption universe. This is the thesis that will be defended, through a qualitative research, substantiated on an extensive bibliographic review and with the main objective of assay the advertising discourse in order to understand how printed advertising represents the subjects involved in the act of communication and, more specifically, the consumer, aiming pathetic effects. To achieve this goal, the analysis is theoretically-methodologically based on an interdisciplinary study, which is based on Semiolinguistics and Semiotics, as well as discursive studies focused on issues that support the concepts of social representations, stereotypes and socio discursive imaginaries, and Aristotelian rhetoric-inspired discursive studies that explain the concepts of ethos and pathos and their contribution to the production of pathemic effects. The corpus is composed of advertisements from financial institutions published in "Veja" magazine, chosen because it is a magazine of great national circulation, available online and therefore accessible to anyone interested. Considering the interaction between verbal and nonverbal language, the restrictions imposed by the situation and the communication contract and the strategies that the advertising enunciation device enables, this research highlights the image projected for the recipient in a discursive production, since he is the one the speech project intends to collect through the pathemic effects targeted
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14585
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