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Title: Hashtag (#) como ferramenta de expansão do discurso feminista - uma perspectiva semiolinguística
Authors: Pereira, Vívian Lúcia Xavier
metadata.dc.contributor.advisor: Feres, Beatriz dos Santos
metadata.dc.contributor.members: Omran, Muna
Monnerat, Rosane Santos Mauro
Issue Date: 2020
Abstract: Esta dissertação debruça-se sobre o fenômeno da hashtag, ferramenta que, no ambiente virtual, identifica e agrega materiais relacionados a um mesmo tema. Elege-se, mais especificamente, a hashtag #nãoénão, cuja função como propagadora de movimentos afirmativos da mulher em sociedade extrapola o ambiente virtual. Objetiva-se, assim, investigar os ecos do discurso feminista protagonizado pela hashtag #nãoénão em ambiente virtual e em seus transbordamentos por meio de hiperlinks digitais e sociais; sua influência na (possível) evolução da voz da mulher nos espaços de dominação masculina e as correspondências interativas resultantes das trocas entre sujeitos atravessados pelo uso dessa hashtag. Nessa direção, abordamos, pela perspectiva da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso postulada por Patrick Charadeau, o processo de semiotização do mundo, os laços contratuais de comunicação, os efeitos de sentido, as representações sociais, os imaginários sociais e os estereótipos relacionados a esse fenômeno. Conduziremos, ainda, o olhar para os movimentos sociais feitos por e para mulheres, como sustento entre teoria e prática. Como corpus, decide-se pelo conjunto de textos verbo-visuais, dentro do gênero postagem, da rede social Instagram, com o propósito de mostrar a funcionalidade discursiva da #nãoénão
metadata.dc.description.abstractother: This dissertation focuses on the hashtag phenomenon, a tool that, in the virtual environment, identifies and aggregates materials related to the same theme. More specifically, the hashtag #noitisnot is chosen, whose function as a propagator of affirmative movements of women in society goes beyond the virtual environment. Thus, the objective is to investigate the echoes of feminist discourse led by the hashtag #noitisnot virtual environment and its overflows through digital and social hyperlinks; its influence on the (possible) evolution of women's voice in spaces of male domination and the interactive correspondences resulting from exchanges between subjects crossed by the use of this hashtag. In this sense, we approach, from the perspective of the Semiolinguistic Theory of Discourse Analysis postulated by Patrick Charadeau, the process of semiotization of the world, the contractual ties of communication, the effects of meaning, the social representations, the social imaginary and the related stereotypes. phenomenon. We will also look at social movements made by and for women, as a support between theory and practice. As a corpus, it is decided by the set of verb-visual texts, within the post genre, of the Instagram social network, with the purpose of showing the discursive functionality of #noitisnot
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14591
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