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ESTILOS PARENTAIS, PRÁTICAS PARENTAIS E METAS DE SOCIALIZAÇÃO DE PAIS/MÃES/CUIDADORES DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Práticas parentais
Etnoteorias parentais
Metas de socialização
Deficiência intelectual
Criança excepcional
Deficiência intelectual
Relação familiar
Cuidado com crianças
Styles parentaux
Pratiques parentales
Ethnothéories parentales
Objectifs de socialisation
Déficience intellectuelle
Mação, Hellen Chaves Rabelo | Posted on:
2017
Abstract
Estudos mostram que práticas parentais de educação exercem influência sobre o desenvolvimento dos filhos e que existem variações comportamentais nos filhos em decorrência dos estilos de educação adotados por seus pais. Essas práticas e estilos são influenciados pelo contexto no qual a família pertence, e através da interação com o contexto, são formadas as cognições parentais sobre os valores a serem seguidos e as metas de socialização que devem ser adotadas para o futuro dos filhos. No Brasil existem muitos estudos com famílias de crianças com desenvolvimento típico, onde sãodescritas as metas de socialização que os pais consideram mais adequadas para o futuro de seusfilhos. Contudo, são poucas as publicações, em português, que contemplem famílias com filhos com desenvolvimento atípico. O presente estudo é uma revisão bibliográfica e teve como objetivo identificar as principais práticas e estilos parentais, bem como as metas de socialização de pais e cuidadores de crianças com deficiência intelectual. Verificou-se que estas metas não diferem entre pais/cuidadores de crianças com desenvolvimento atípico ou típico, e as mais citadas foram as metas de auto-aperfeiçoamento. Nesse sentido, foi observado ainda que pais de crianças com desenvolvimento atípico demonstram o desejo de que seus filhos tenham o mesmo progresso de desenvolvimento que crianças com desenvolvimento típico. Sobre as práticas, identificou-se que a falta de conhecimento sobre o quadro clínico influencia sobre a seleção destas, sendo o treinamento a pais indicado para promover práticas positivas e a promoção do desenvolvimento
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
MAÇÃO, Hellen Chaves Rabelo. Estilos parentais, práticas parentais e metas de socialização de pais/mães/cuidadores de crianças com deficiência intelectual. 2017. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) ─ Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2017.Subject(s)
Estilos parentaisPráticas parentais
Etnoteorias parentais
Metas de socialização
Deficiência intelectual
Criança excepcional
Deficiência intelectual
Relação familiar
Cuidado com crianças
Styles parentaux
Pratiques parentales
Ethnothéories parentales
Objectifs de socialisation
Déficience intellectuelle
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