Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14629
Title: Homens e seus filhos: uma análise sobre habilidades sociais educativas parentais
Authors: Matos, Bruno Robert Assad
metadata.dc.contributor.advisor: Carvalho, Ana Lúcia Novais
metadata.dc.contributor.members: Carvalho, Ana Lúcia Novais
Souza, Mayra Silva de
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: MATOS, Bruno Robert Assad. Homens e seus filhos: uma análise sobre habilidades sociais educativas parentais. 2018. 30 f. Trabalho final de curso (Bacharelado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2018.
Abstract: Mudanças sociais ocorridos a partir do século XX têm redesenhado as estruturas familiares. Diversas mudanças aconteceram nos papeis paternos no que tange à criação e educação dos filhos, com os pais tornando-se mais presentes e engajados no cuidado com os filhos. A fim de compreender essas informações, o presente estudo tem como objetivo analisar a experiência de homens com relação a experiência da paternidade, fazendo uso de constructos modernos da psicologia como estilos parentais e habilidades sociais educativas parentais. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e aplicação do Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P), instrumentoque avalia a frequência de habilidades sociais educativas parentais, incluindo variáveis de contexto. Observamos uma tendência cultural de maior participação dos pais nas tarefas de casa e no cuidado com os filhos. As percepções dos pais como bons pais, tendo boas práticas com os filhos, como relatado na entrevista semiestruturada, nem sempre foi condizente com os dados encontrados no RE-HSE-P. O treinamento de habilidades sociais educativas parentais é destacado como intervenção.
metadata.dc.description.abstractother: Social changes since the twentieth century have redesigned family structures. A number of changes have taken place in parental roles in raising and educating children, with parents becoming more present and engaged in caring for their children. In order to understand this information, the present study aims to analyze the experience of men regarding the experience of parenting, making use of modern constructs of psychology such as parenting styles and parental educational social skills. Semistructured interviews were carried out and the Parent-Educational Social Skills Interview Guide (RE-HSE-P) was applied, which evaluates the frequency of parental educational social skills, including context variables. We observed a cultural tendency of greater participation of the parents in the tasks of home and the care with the children. Parents' perceptions as good parents, having good practices with their children, as reported in the semi-structured interview, were not always consistent with the data found in RE-HSE-P. The training of social educational parental skills is highlighted as intervention.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14629
Appears in Collections:CPG - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campos dos Goytacazes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Homens e seus filhos Uma analise sobre as HSEP.pdf803.38 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons