Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14649
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorEssus, Ana Maria Mauad de Souza A.-
dc.contributor.authorMager, Juliana Muylaert-
dc.date.accessioned2020-08-17T19:24:38Z-
dc.date.available2020-08-17T19:24:38Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14649-
dc.description.abstractO trabalho que se apresenta a seguir dedica-se a estudar as relações entre história e documentário, a partir do cinema de Eduardo Coutinho, reconhecido como maior documentarista brasileiro de sua geração. Para isso, analisou-se a trajetória deste diretor cuja obra remonta aos anos 1960, especialmente o período a partir de Cabra marcado para morrer (1984), quando passa a dedicar-se ao campo do documentário, fazendo filmes a partir da fala das pessoas comuns e de suas memórias. Buscando compreender a centralidade do testemunho e da memória nesses documentários, volta-se para o processo de constituição do método de Coutinho, com destaque para Jogo de cena (2007), obra de inflexão no trabalho deste diretor, que permite traçar permanências e mudanças em seu método. Filmado em um teatro, com a participação de mulheres comuns e atrizes (conhecidas e desconhecidas), este documentário de Coutinho entrelaça o debate sobre sujeito e memória às questões envolvendo a relação do documentário com a ficção. Ao longo do trabalho, buscou-se, assim, estabelecer diálogo com reflexões da história e do cinema, a fim de abordar tanto as questões históricas que perpassam a trajetória de Coutinho, como também os debates sobre a memória no cinema documentário e na historiografia, com destaque para a história oral.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central do Gragoatá Digital (digital.bcg.sdc@id.uff.br) on 2020-08-17T19:24:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Dissert-juliana-muylaert-mager.pdf: 1380091 bytes, checksum: f598bf5d3da39cb208d99bca24b943c1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-17T19:24:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Dissert-juliana-muylaert-mager.pdf: 1380091 bytes, checksum: f598bf5d3da39cb208d99bca24b943c1 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleHistória, memória e testemunho: o método do documentarista Eduardo Coutinho em Jogo de cena (2007)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.membersLins, Consuelo da Luz-
dc.contributor.membersAlmeida, Juniele Rabêlo de-
dc.degree.levelmestrado acadêmicopt_BR
dc.subject.descriptorDocumentário (Cinema) - aspecto históricopt_BR
dc.subject.descriptorMemóriapt_BR
dc.subject.descriptorCoutinho, Eduardo, 1933-2014pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Mestradopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Humanas e Filosofiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.date2014-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
dc.description.physical191fpt_BR
Appears in Collections:PPGH - Dissertações - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissert-juliana-muylaert-mager.pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons