OS BASTIDORES DE UMA EXPOSIÇÃO DE UM MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL: O PROCESSO DE PRODUÇÃO DO DISCURSO EXPOSITIVO E SEUS AGENTES.
Educação em museus
Educação não formal
Currículo
Educação
Educação não-formal
Currículo
Museu de História Natural de Londres
Natural history museums
Museum education
Non formal education
Curriculum
Silva, Marcus Pinto Soares e | Posted on:
2019
Abstract
Esta investigação tem como objetivo entender o processo de produção do discurso
expositivo com foco na diversidade biológica de um museu de História Natural. Para
isto foi realizado um estudo que trata da elaboração e concepção da exposição
“Biodiversidade: conhecer para preservar”, do Museu de Zoologia da Universidade
de São Paulo. Nesse sentido, buscamos compreender: (i) como ocorrem as relações
de poder existentes entre diferentes agentes, discursos e agências que estiveram
envolvidos na concepção da exposição do Museu de Zoologia da USP?; (ii) quais
instâncias e agentes são reguladoras do discurso da exposição?; (iii) como ocorre a
seleção de conteúdos, objetos, textos e demais elementos da produção do discurso
expositivo?; (iv) e quem define o quê e como será o discurso expositivo final? Estas
questões conduzem a produção desta tese, a qual se utiliza de referenciais teóricos-
metodológicos do campo da educação museal e dos estudos do currículo, mais
especificamente, do trabalho desenvolvido por Basil Bernstein e seus conceitos de
Dispositivo Pedagógico e Campos Recontextualizadores. Para responder às
questões acima, buscou-se identificar os agentes e agências que atuam no Campo
Recontextualizador Pedagógico do museu. A coleta de dados aconteceu por meio de
três procedimentos diferentes: entrevistas; análise documental e visita e observação da
exposição. Foram entrevistados seis sujeitos que estiveram ligados aos processos
de planejamento, elaboração e concepção da exposição; analisados documentos
produzidos ao longo desses processos disponibilizados pelos gestores do museu e, por
último, foi feita observação e registro fotográfico detalhados do espaço expositivo,
buscando perceber especificidades e características das diferentes áreas temáticas
da exposição. Os resultados mostram que para a seleção e escolha de conteúdos da
exposição e do processo de recontextualização do discurso expositivo, atuaram: a
história das exposições do MZUSP; a pesquisa realizada pelo corpo de pesquisadores
do MZUSP; a equipe da Divisão de Difusão Cultural, os pesquisadores que atuam nos
laboratórios que fazem parte da Divisão Científica; a empresa especializada
responsável pela concepção e soluções expográficas; o espaço físico; as tradições
expositivas do museu e as dos museus de História Natural; e o campo da comunicação
em museus. Concluiu-se que diferentes agências e agentes interferiram no Campo
Recontextualizador Pedagógico do museu e que neste processo de recontextualização
do discurso expositivo há relações de poder e tensões envolvidas nas escolhas e
seleção dos conteúdos. Além disso, o trabalho problematiza dois aspectos importantes
que estão relacionados a compreensão de que as exposições se estruturam como
textos curriculares e como exposições concebidas com características semelhantes às
estudadas nesta tese, podem operar reafirmando a exclusão social de uma parcela
menos favorecida da população que as visita
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Document type
TeseSource
SILVA, Marcus Pinto Soares e. Os bastidores de uma exposição de um museu de história natural: o processo de produção do discurso expositivo e seus agentes. 2019. 270 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.Subject(s)
Museu de História NaturalEducação em museus
Educação não formal
Currículo
Educação
Educação não-formal
Currículo
Museu de História Natural de Londres
Natural history museums
Museum education
Non formal education
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