OS CAMINHOS E OS DESAFIOS DE UMA LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS NATURAIS
Interdisciplinaridade
Narrativas
Ciências naturais
Licenciatura
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Narrativa
Interdisciplinary Degree in Natural Sciences
Interdisciplinary
Narratives
Cantanhêde, Rosa Maria Pimentel | Posted on:
2019
Abstract
As Licenciaturas Interdisciplinares como proposta de formação docente têm se constituído
temas de estudos. A presente tese é o resultado de um estudo sobre essa temática e nela
analisam-se os desafios e as implicações da implantação e implementação de uma proposta de
Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais na Universidade Federal do Maranhão – São
Bernardo, para esse curso específico e para o processo de formação de professores em geral.
Para o desenvolvimento do estudo, buscou-se a abordagem da pesquisa narrativa(auto)
biográfica. O estudo foi realizado com a participação de seis professores que tiveram
experiências com a Licenciatura. Para ter acesso às narrativas dos sujeitos e, por conseguinte
às suas concepções sobre os aspectos do Curso, como concepção de interdisciplinaridade,
concepção de licenciatura interdisciplinar e práticas pedagógicas interdisciplinares, foram
realizados encontros individuais com os professores. Inicialmente faz-se uma contextualização
do tema da pesquisa, apresentando a Universidade Federal do Maranhão e a conjuntura política
nacional e institucional que possibilitou a criação das Licenciaturas Interdisciplinares.
Apresenta-se a Licenciatura Interdisciplinar em Ciências com base nos dois Projetos do curso.
Faz-se uma abordagem sobre o conceito de interdisciplinaridade, bem como sobre alguns
aspectos teórico-metodológicos da pesquisa com ênfase para pesquisa
narrativa(auto)biográfica. Conclui-se que a proposta dessa Licenciatura foi marcada por muitos
desafios para professores do Curso e formuladores, as principais questões desafiadoras foram
voltadas para a compreensão do Projeto, a falta de clareza quanto às questões da prática docente
interdisciplinar e ainda incompreensões quanto ao tipo de formação docente que estava sendo
proposta. Conclui-se, ainda, que para compreender um processo de implementação de uma
proposta de uma Licenciatura Interdisciplinar demanda um olhar complexo para os múltiplos
fatores em jogo, inclusive na produção de sentidos sobre a proposta e sua dimensão
interdisciplinar por parte de alguns de seus principais sujeitos, os professores
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
TeseSource
CANTANHÊDE, Rosa Maria Pimentel. Os caminhos e os desafios de uma licenciatura interdisciplinar em Ciências Naturais. 2019. 187 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.Subject(s)
Licenciatura Interdisciplinar em Ciências NaturaisInterdisciplinaridade
Narrativas
Ciências naturais
Licenciatura
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Narrativa
Interdisciplinary Degree in Natural Sciences
Interdisciplinary
Narratives
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: