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Title: Avaliação de práticas educativas de compostagem: multi interesses e visões
Authors: Delpupo, Laís Waeger
metadata.dc.contributor.advisor: Pires, Armando Cypriano
metadata.dc.contributor.members: Cavalcanti, Viviane Fernandez
Soares, Lorena Portela
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Delpupo, Laís Waeger. Avaliação de práticas educativas de compostagem: multi interesses e visões. 2019. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Ambiental) - Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, 2019.
Abstract: O presente estudo busca descrever e analisar vivênvias em oficinas de compostagem e avaliar sob a ótica dos interesses e proposições dos participantes envolvidos. A etapa metodológica propõe pesquisa bibliográfica e documental, além de pesquisas de campo através de oficinas, registradas por relatórios, fotografias e entrevistas semi-estruturadas. O momento teórico foi subdividido pelos temas visão de mundo, construção do conhecimento, o problema, impacto e resposta técnica como estratégia pedagógica no planejamento de atividades educativas ambientais. Além de referências teóricas, o momento empírico avalia as observações de campo e entrevistas, cada uma em três categorias, respectivamente: características do grupo/projeto, processo da oficina e sua artesania e os resultados esperados e obtidos; interesse-motivo, resultado-aprendizado e crítica-avaliação-proposição. Como síntese, o momento analítico apresenta relações produzidas nas etapas do estudo. Os resultados evidenciam potencial em referenciais teóricos e éticos como ferramentas básicas para planejamento prévio de oficinas e às questões elaboradas. A visão sistêmica contribui para construção de diálogos e trocas. Ferramentas de gestão compartilhada reforçam o processo de participação coletiva.
metadata.dc.description.abstractother: The present study seeks to describe and analyse experiences in composting workshops and to evaluate from the point of view of the interests and propositions of the participants involved. The methodological stage suggests bibliographic and documental research, such as field research through workshops registered by reports, fotographs and semi-structured interviews. The theoretical moment was divided by the themes world vision, knowledge building, the problem, impact and technical response as a pedagogical strategy on planning environmental educational activities. Beyond theorical references, the empirical moment evaluates field observations and interviews, each one in three categories, respectively: group/project characteristics, workshop process and its crafts and the expected and obtained results; motive-interest, learning-result and critical-evaluation-proposal. As synthesis, the analytical moment presents relations produced in the stages of the study. The results show potential in theoretical and ethical references as basic tools to pre-planning of workshops and to the elaborated questions. The systemic vision contributes to the construction of dialogues and exchanges. Shared management toold reinforce the coletive participation process.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14674
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