Metadata
Show full item record
PROVAS EM JOGO: USO DE JOGOS DE INTERPRETAÇÃO DE PAPÉIS (RPG) NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE TÓPICOS EM QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
Gamificação
Avaliação da aprendizagem
RPG
Ensino de química
Inovação educacional
Lúdico
Ensino-aprendizagem
Metodologia de avaliação
Chemistry teaching
Gamification
Teaching assessment
RPG
Azevedo, Roberto Faria | Posted on:
2019
Abstract
Avaliar o quanto um aluno aprendeu sempre foi um desafio para os professores ao longo da
história da escola. Diferentes métodos foram criados, alguns tendo mais êxito e adesão entre
professores do que outros, sendo o método mais recorrentemente usado até os dias de hoje a
aplicação de provas escritas, nas quais os alunos devem demonstrar a compreensão dos
conhecimentos aprendidos em sala de aula na resolução de questões propostas pelo professor
que o está avaliando. Infelizmente tanto para alunos como para professores, as provas escritas
hoje são mais utilizadas como forma de classificação dos estudantes do que como diagnóstico
do seu aprendizado, não havendo muitas vezes margem para correção dos problemas de
compreensão dos temas trabalhados em sala de aula, percebidos na forma da resolução errada
ou não resolução de uma ou mais questões da prova aplicada. O presente trabalho busca
apresentar um método alternativo de avaliação para temas da Química no ensino médio,
através de uma nova estratégia de ensino baseada na gamificação, que engloba o uso de
elementos comumente presentes em jogos tradicionais, desde o xadrez até os jogos eletrônicos
modernos, para melhor engajar os alunos em sala de aula, de modo a transformar o
aprendizado e avaliação em situações menos monótonas ou desgastantes. Foi realizada a
aplicação de uma avaliação inserida em uma sessão de um tipo de jogo conhecido como RPG,
onde os desafios a serem superados pelos alunos participantes continham os temas da
eletroquímica e da termoquímica, trabalhados em sala de aula pela professora titular da turma,
e sobre os quais os alunos deveriam demonstrar sua compreensão nas situações apresentadas.
Houve boa aceitação do método por parte dos alunos e uma avaliação favorável por parte do
aplicador e da professora titular, avaliando a proposta como válida para utilização em sala de
aula. Quando o projeto foi comparado posteriormente como as bases da gamificação, foi
considerada também como válida como estratégia de avaliação gamificante
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
AZEVEDO, Roberto Faria. Provas em jogo: uso de jogos de interpretação de papéis (RPG) na avaliação da aprendizagem de tópicos em química no ensino médio. 2019. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2019.Subject(s)
Ensino de químicaGamificação
Avaliação da aprendizagem
RPG
Ensino de química
Inovação educacional
Lúdico
Ensino-aprendizagem
Metodologia de avaliação
Chemistry teaching
Gamification
Teaching assessment
RPG
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: