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Title: Enriquecendo a gestão da fiscalização de contratos via gestão do conhecimento: o caso de uma instituição federal de ensino
Authors: Soares, Ricardo José Bentim
metadata.dc.contributor.advisor: Andrade, Emmanuel Paiva de
metadata.dc.contributor.members: Lima, Gilson Brito Alves
Araujo, Jorge Fernando Silva de
Issue Date: 10-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O presente trabalho propõe melhorias no processo de gestão e fiscalização de contratos de serviços continuados em instituições federais de ensino, para uma adequada utilização dos recursos financeiros, humanos e organizacionais, apoiado na gestão do conhecimento. A pesquisa, estruturada com base na revisão da literatura relacionada aos temas gestão do conhecimento, capacidade e aprendizagem tecnológica, cultura organizacional e serviços terceirizados, adotou como método investigativo o estudo de caso, alargando o poder explicativo da teoria de estudo replicado, aumentando assim sua confiabilidade, com um recorte geográfico restrito à instituição federal de ensino estudada, servindo como modelo para instituições similares. É um estudo de abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica, documental e de campo, observação direta, aplicada e participante e uma triangulação iterativa com outros dois estudos. Os dados indicaram carência de mecanismos de aprendizagem e a necessidade de ações voltadas à capacitação dos profissionais envolvidos, além de maior controle dos contratos mantidos na organização e da rotina de atividades dos fiscais, visando à construção da memória organizacional. As diretrizes propostas podem mitigar fragilidades na problemática abordada, propiciando maior qualidade e eficiência à gestão de contratos e o adequado controle dessa tarefa que possui papel de destaque na administração pública.
metadata.dc.description.abstractother: This research aims at improving the management and supervision process of continuous service contracts at federal educational institutions so as to achieve proper use of financial, human and organizational resources, taking into consideration knowledge management. In order to achieve this, the present work, based on literature review on themes like knowledge management, technological learning and capacity, organizational culture, as well as outsourced services, used a case study as its investigative method, broadening the explanatory force of the replicated study theory, enlarging its reliability and keeping its geographic focus restricted to the federal educational institution studied, which may serve as a model for other similar institutions. This investigation uses qualitative approach, bibliographic, documental and on-site research; direct, applied and participative observation; in addition to an iterative triangulation with two other studies. The data showed lack of learning mechanisms as well as the necessity of actions focused on the qualification of professionals involved in the process, of the improvement in the supervision of contracts in the institution, and also in the routine of inspectors’ activities, aiming at constructing the organizational memory. The orientations suggested may mitigate fragilities in the focused problem, allowing more quality and efficiency to the contract management and the adequate control of this task, which has an important role in public administration.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1480
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