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Title: Análise da qualidade de vida no trabalho dos docentes dos cursos técnicos profissionalizantes: estudo de caso no campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense
Authors: Côrtes, Valéria Gomes
metadata.dc.contributor.advisor: Meiriño, Marcelo Jasmim
metadata.dc.contributor.members: Veloso, Leticia Helena Medeiros
Bezerra, Marlene Jesus Soares
Issue Date: 20-Oct-2015
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar a qualidade de vida no trabalho dos docentes dos cursos técnicos do campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense para propor um conjunto de ações a serem desenvolvidos no campus, utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário baseado no modelo de Walton (1973). A partir da análise das oito dimensões propostas por Walton, busca-se identificar nos docentes a satisfação ou insatisfação desta categoria de servidores. A pesquisa apresenta-se como exploratória e descritiva, e quanto à forma de abordagem do problema como quantitativa e qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa se caracteriza como estudo de caso. Foram distribuídos 134 questionários para a população a ser pesquisada e obteve-se o retorno de 31 respondentes para análise dos dados coletados. Como resultado apresentado, verificou-se que os professores pesquisados dos cursos técnicos tem boa qualidade de vida no trabalho, pois apresentam índices bem favoráveis em todas as dimensões pesquisadas. Como ponto negativo, estes docentes apontam principalmente a falta de assistência à saúde do servidor por parte do governo federal e a dificuldade no que diz respeito à ascensão aos cargos de gestão no campus, o que não afeta a sua percepção positiva da QVT. Vê-se ainda como resultado, a necessidade de promover, integrar e divulgar as ações e programas de QVT dos servidores para que sejam melhor percebidas aumentando assim a adesão a estes benefícios.
metadata.dc.description.abstractother: This work aims to analyze the quality of working life of teachers of technical courses on campus Fields Federal Fluminense Institute's Center to propose a set of actions to be developed on campus, using as a data collection instrument the questionnaire based on the model Walton (1973). From the analysis of the eight dimensions proposed by Walton, seek to identify the teachers' satisfaction or dissatisfaction of this category of servers. The research presents an exploratory and descriptive, and how to approach the problem as quantitative and qualitative. As for the technical procedures, the research is characterized as a case study. 134 questionnaires for the population to be searched and obtained the return of 31 respondents to analyze the data collected were distributed. As shown result, it was found that teachers surveyed the technical courses have good quality of working life, since they have very favorable rates in all the surveyed dimensions. On the downside, these teachers mostly point to the lack of assistance to server health from the federal government and the difficulty with regard to the rise to management positions on campus, which does not affect its positive perception of QWL. It is seen also as a result, the need to promote, integrate and disseminate actions and QWL programs of servers so that they are better perceived increasing adherence to these benefits.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1481
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