ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO PARA FAMILIARES DE CRIANÇAS COM LEUCEMIA EM USO DE CATETER SEMI-IMPLANTÁVEL
Cateteres de Demora
Estudos de Validação
Enfermagem Pediátrica
Neoplasias
Educação em Saúde
Cateteres de Demora
Estudo de Validação
Enfermagem Pediátrica
Neoplasias
Health Education
Catheters, Indwelling
Validation Study
Pediatric Nursing
Neoplasms
Educación en Salud
Catéteres de Permanencia
Estudio de Validación
Enfermería Pediátrica
Neoplasias
Corrêa, Veronica Braga | Posted on:
2020
Abstract
Objetivos: identificar temas para elaboração de vídeo educativo sobre cuidados domiciliares às crianças com leucemia em uso de cateter semi-implantado na perspectiva de familiares cuidadores; buscar evidências científicas para fundamentar a elaboração do vídeo educativo sobre o cuidado domiciliar realizado pelo familiar a criança em uso de CVCSI; elaborar um vídeo educativo para familiares de crianças com leucemia em uso de cateter semi-implantável; validar vídeo educativo sobre os cuidados domiciliares às crianças com leucemia em uso de CVCSI com juízes especialistas e público-alvo. Metodologia: pesquisa metodológica, realizada em sete etapas. 1a etapa: busca dos temas através de entrevista com familiares de crianças com leucemia em uso de CVCSI; 2a etapa: estudo teórico para fundamentação teórica do vídeo; 3a etapa: desenvolvimento do vídeo educativo; 4a etapa: validação do vídeo educativo com juízes especialistas; 5a etapa: adequação do material educativo; 6a etapa: validação do vídeo educativo com familiares de crianças com leucemia em uso de CVCSI; 7a etapa: adequação final do vídeo. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética com os respectivos números de parecer 3.469.941 e 3.335.505. Resultados: nas entrevistas com os familiares foram identificados os temas: higienização das mãos e curativo do cateter, cuidados para manter o curativo do cateter em casa; fixação do cateter; cuidados com o cateter no banho; e, sentimentos relacionados a complicações com o cateter. A partir destes foi criado o vídeo educativo em animação 2D, que foi validado pelos juízes especialistas com índice de concordância de 97%, posteriormente foram selecionados adaptações ao vídeo sugeridas pelos juízes para complementar e qualificar os conteúdos referentes ao produto proposto, buscando melhor coerência educativa do vídeo. Após a adequação do vídeo, o vídeo foi validado pelos familiares o que resultou em 100% de validade do material. Conclusão: a pesquisa teve rigor metodológico para criar uma tecnologia educacional confiável e validada podendo ser utilizada pelos profissionais na prática assistencial como educação em saúde para esta clientela.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
Corrêa, Veronica Braga. Elaboração e validação de vídeo educativo para familiares de crianças com leucemia em uso de cateter semi-implantável. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.Subject(s)
Educação em SaúdeCateteres de Demora
Estudos de Validação
Enfermagem Pediátrica
Neoplasias
Educação em Saúde
Cateteres de Demora
Estudo de Validação
Enfermagem Pediátrica
Neoplasias
Health Education
Catheters, Indwelling
Validation Study
Pediatric Nursing
Neoplasms
Educación en Salud
Catéteres de Permanencia
Estudio de Validación
Enfermería Pediátrica
Neoplasias
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: