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Title: Happenings, performances e body art: tratamento arquivístico em instituições culturais
Authors: Aranha, Ana Cláudia Lara Coelho
metadata.dc.contributor.advisor: Fonseca, Vitor Manoel Marques da
metadata.dc.contributor.members: Souza, Elisabete Gonçalves de
Crippa, Giulia
Silva, Carlos Henrique Juvêncio da
Lacerda, Aline Lopes de
Issue Date: 2020
Citation: Aranha, Ana Cláudia Lara Coelho. Happenings, performances e body art: tratamento arquivístico em instituições culturais. 2020.197f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
Abstract: O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o tratamento dado pelos setores de arquivos de instituições culturais aos arquivos pessoais de artistas e documentos relacionados a performances, e/ou happenings e/ou body art. Como fundamentação teórica, foram apresentadas algumas definições de conceitos fundamentais: arquivo, arquivo público, arquivo privado, arquivo institucional, arquivo pessoal, arquivo de museu, arquivo de artista, documento de arquivo, documento museológico, organicidade, informação, performance, happening e body art. Realizou-se levantamento das instituições culturais localizadas nas cidades do Rio de Janeiro e de Niterói e pesquisa exploratória nos sites das instituições culturais e na internet. Foram realizadas visitas e entrevistas semiestruturadas para verificação e análise do tratamento documental dado aos documentos relacionados à arte efêmera, em especial a observância da organicidade. A análise desse tratamento permitiu concluir que a organicidade é cumprida em parte, que o tratamento arquivístico na maioria das instituições contatadas é inicial ou inexistente, e que a preservação e a organização dos documentos relativos à obra de arte efêmera é essencial para a permanência das mesmas no tempo.
metadata.dc.description.abstractother: The general objective of this research was to analyze the treatment given by the sectors of archives of cultural institutions to the personal archives of artists and documents related to performances, and/or happenings and/or body art. As a theoretical foundation, some definitions of fundamental concepts were presented: archive, public archive, private archive, institutional archive, personal archive, museum archive, artist archive, archival document, museum document, organicity, information, performance, happening and body art. There was a survey of cultural institutions located in the cities of Rio de Janeiro and Niterói and exploratory research on the websites of cultural institutions and on the internet. Visits and semi-structured interviews were carried out to verify and analyze the documentary treatment given to documents related to ephemeral art, especially the observance of organicity. The analysis of this treatment allowed us to conclude that the organicity is partially fulfilled, that the archival treatment in most of the contacted institutions is initial or nonexistent, and that the preservation and organization of the documents related to the ephemeral work of art is essential for its permanence over time.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14830
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