Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14831
Title: A habilidade de ver o jogar: um estudo sobre o conceito de jogabilidade
Authors: Duarte, Leonardo Sales Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor: Campos, Linair Maria
metadata.dc.contributor.members: Campos, Maria Luiza de Almeida
Ribeiro, Cláudio José Silva
Souza, Joice Cleide Cardoso Ennes de
Miranda, Marcos Luiz Cavalcanti de
Vogel, Michely Jabala Mamede
Issue Date: 2020
Citation: Duarte, Leonardo Sales Ribeiro. A habilidade de ver o jogar: um estudo sobre o conceito de jogabilidade. 2020. 170f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Flumiense, Niterói, 2020.
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo o estabelecimento de pressupostos teóricos para explicitação do conceito de jogabilidade a partir dos aportes teóricos da Ciência da Informação e Ciência da Computação, aplicando-os em um modelo ontológico. Este trabalho tem relevância a partir dos possíveis usos aos desenvolvedores e designers de videogames, que poderão compreender melhor o que o conceito de jogabilidade significa, e seus relacionamentos. Empregamos os princípios da Teoria do Conceito de Dahlberg, da metodologia SABiO e da ontologia de fundamentação UFO, transitando pelas áreas da Ciência da Informação, Ciência da Computação e Ontologia Aplicada. Para chegar a esse fim foi realizado um levantamento bibliográfico em bases de dados Periódicos Capes, BTDT e BRAPCI, limitando a busca a documentos publicados entre 2008 e 2019. Também foi realizado um levantamento documental em materiais como revistas especializadas, fóruns online e vídeos acerca de jogos de videogame, para o melhor entendimento das definições e aplicações comuns aos termos relacionados à jogabilidade. Como resultado, os pressupostos teóricos foram aplicados para obter o modelo ontológico do conceito de jogabilidade.
metadata.dc.description.abstractother: This research aims to establish theoretical assumptions to explain the concept of jogabilidade from the theoretical contributions of Information Science and Computer Science, applying them in an ontological model. This work has relevance from the possible uses for video game developers and designers, who will be able to better understand what the concept of jogabilidade means, and their relationships. We employ the principles of Dahlberg's Theory of Concept, the SABiO methodology and the UFO foundation ontology, moving through the areas of Information Science, Computer Science and Applied Ontology. To reach this end, a bibliographic survey was carried out in Capes, BTDT and BRAPCI databases, limiting the search to documents published between 2008 and 2019. A documentary survey was also carried out on materials such as specialized magazines, online forums and videos about video games, for a better understanding of definitions and applications common to terms related to jogabilidade. As a result, the theoretical assumptions were applied to obtain the ontological model of the jogabilidade concept.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14831
Appears in Collections:PPGCI - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cópia de Dissertação_Leonardo_Duarte.pdf1.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.