Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14831
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCampos, Linair Maria-
dc.contributor.authorDuarte, Leonardo Sales Ribeiro-
dc.date.accessioned2020-09-01T17:07:41Z-
dc.date.available2020-09-01T17:07:41Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationDuarte, Leonardo Sales Ribeiro. A habilidade de ver o jogar: um estudo sobre o conceito de jogabilidade. 2020. 170f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Flumiense, Niterói, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14831-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo o estabelecimento de pressupostos teóricos para explicitação do conceito de jogabilidade a partir dos aportes teóricos da Ciência da Informação e Ciência da Computação, aplicando-os em um modelo ontológico. Este trabalho tem relevância a partir dos possíveis usos aos desenvolvedores e designers de videogames, que poderão compreender melhor o que o conceito de jogabilidade significa, e seus relacionamentos. Empregamos os princípios da Teoria do Conceito de Dahlberg, da metodologia SABiO e da ontologia de fundamentação UFO, transitando pelas áreas da Ciência da Informação, Ciência da Computação e Ontologia Aplicada. Para chegar a esse fim foi realizado um levantamento bibliográfico em bases de dados Periódicos Capes, BTDT e BRAPCI, limitando a busca a documentos publicados entre 2008 e 2019. Também foi realizado um levantamento documental em materiais como revistas especializadas, fóruns online e vídeos acerca de jogos de videogame, para o melhor entendimento das definições e aplicações comuns aos termos relacionados à jogabilidade. Como resultado, os pressupostos teóricos foram aplicados para obter o modelo ontológico do conceito de jogabilidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Programa de Pós Graduação Ciência da Informação (ppgci.ega@id.uff.br) on 2020-08-21T20:18:12Z No. of bitstreams: 1 Cópia de Dissertação_Leonardo_Duarte.pdf: 2040249 bytes, checksum: a9238c41b393de3a461da18c6b97106b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Central do Gragoatá Digital (digital.bcg.sdc@id.uff.br) on 2020-09-01T17:07:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Cópia de Dissertação_Leonardo_Duarte.pdf: 2040249 bytes, checksum: a9238c41b393de3a461da18c6b97106b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-01T17:07:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cópia de Dissertação_Leonardo_Duarte.pdf: 2040249 bytes, checksum: a9238c41b393de3a461da18c6b97106b (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.language.isopt_PTpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleA habilidade de ver o jogar: um estudo sobre o conceito de jogabilidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordJogabilidadept_BR
dc.subject.keywordTeoria do Conceitopt_BR
dc.subject.keywordModelagem do Conhecimentopt_BR
dc.subject.keywordModelo Ontológicopt_BR
dc.subject.keywordUFOpt_BR
dc.contributor.membersCampos, Maria Luiza de Almeida-
dc.contributor.membersRibeiro, Cláudio José Silva-
dc.contributor.membersSouza, Joice Cleide Cardoso Ennes de-
dc.contributor.membersMiranda, Marcos Luiz Cavalcanti de-
dc.contributor.membersVogel, Michely Jabala Mamede-
dc.degree.levelmestrado acadêmicopt_BR
dc.subject.descriptorCiência da Informaçãopt_BR
dc.subject.descriptorCiência da computaçãopt_BR
dc.subject.descriptorVideogamept_BR
dc.subject.descriptorOntologia (Computação)pt_BR
dc.subject.descriptorModelagem computacionalpt_BR
dc.subject.keywordotherJogabilidadept_BR
dc.subject.keywordotherConcept Theorypt_BR
dc.subject.keywordotherKnowledge Modelingpt_BR
dc.subject.keywordotherOntological Modelpt_BR
dc.subject.keywordotherUFOpt_BR
dc.description.abstractotherThis research aims to establish theoretical assumptions to explain the concept of jogabilidade from the theoretical contributions of Information Science and Computer Science, applying them in an ontological model. This work has relevance from the possible uses for video game developers and designers, who will be able to better understand what the concept of jogabilidade means, and their relationships. We employ the principles of Dahlberg's Theory of Concept, the SABiO methodology and the UFO foundation ontology, moving through the areas of Information Science, Computer Science and Applied Ontology. To reach this end, a bibliographic survey was carried out in Capes, BTDT and BRAPCI databases, limiting the search to documents published between 2008 and 2019. A documentary survey was also carried out on materials such as specialized magazines, online forums and videos about video games, for a better understanding of definitions and applications common to terms related to jogabilidade. As a result, the theoretical assumptions were applied to obtain the ontological model of the jogabilidade concept.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Mestradopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artes e Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.date2020-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
dc.description.physical170f.pt_BR
Appears in Collections:PPGCI - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cópia de Dissertação_Leonardo_Duarte.pdf1.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.