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Title: Entre o brinquedo e a biblioteca: a Poética de Manuel António Pina
Authors: Espínola, Paloma Roriz
metadata.dc.contributor.advisor: Alves, Ida Maria Santos Ferreira
metadata.dc.contributor.members: Santos, Leonardo Gandolfi Garcia
Bines, Rosana Kohl
Silva, Sofia Maria de Sousa
Pedrosa, Celia de Moraes Rego
Issue Date: 2020
Abstract: Esta tese propõe analisar alguns dos procedimentos textuais e discursivos presentes na poética do escritor português Manuel António Pina, a partir de uma articulação investigativa em torno da noção de infância enquanto dispositivo teórico e crítico, e como agente problematizador da linguagem e da própria literatura. Com base em uma leitura crítica de elementos centrais da poética do autor, como a prática citacional e a encenação de uma voz enunciativa em constante deslocamento, trata-se de pensar, em diálogo com intervenções críticas acerca de sua obra, de que forma a produção literária de Manuel António Pina, no contexto da cena poética contemporânea em que surge, em Portugal, monta – por meio dos livros de poesia, assim como dos infantojuvenis – uma imagética controvertida de infância, tanto pelo caráter anômalo que assume como pela forma como se dá o vazamento ou contágio desse elemento temático entre seus textos, compondo uma estratégia particular de uso e (des)montagem do “literário”. Com isso, procura-se refletir ainda em que medida essa imagética de infância em Pina oscilaria entre, por um lado, um desdobramento (tardio) de um imbricamento mais amplo entre a tópica da infância e o sujeito lírico moderno, e, por outro, um problema de linguagem. Para este percurso, propõe-se uma leitura dialógica entre perspectivas teóricas de Georges Didi-Huberman, Giorgio Agamben e Walter Benjamin
metadata.dc.description.abstractother: This thesis proposes to analyze some textual and discursive procedures present in the poetry of the Portuguese writer Manuel António Pina, from an investigative articulation around the notion of childhood as a theoretical and critical device, and as a problematic agent of language and literature itself. Based on an analysis of central elements of the author's poetics, such as the citational mechanism and the staging of an enunciative voice in constant displacement, it is a question of thinking about how Manuel António Pina's literary production, in the context of the contemporary poetic scene in that arises, in Portugal, assembles - through the books of poetry, as well as the children's books - a controversial imagery of childhood, both for the anomalous character it assumes and for the way in which the thematic element is leaked or contagious among its texts, composing a particular strategy for the use and (de) assembly of the “literary”. The objective is also to think to what extent this childhood imagery in Pina oscillates between, on the one hand, a (late) unfolding of a broader process of imbrication between the topic of childhood and the construction of the modern lyrical subject, and, on the other, as a language problem. For this journey, it offers a dialogical reading between the theoretical perspectives of Georges Didi-Huberman, Giorgio Agamben and Walter Benjamin
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14845
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