MODELO DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS APLICADOS À AVALIAÇÃO COGNITIVA: UM ESTUDO DE CASO EM CRIANÇAS RIBEIRINHAS EXPOSTAS AO MERCÚRIO
Modelo de equação estrutural
Análise fatorial confirmatória
Cognição
Análise fatorial
Saúde da criança
Floresta amazônica
Poluição ambiental
Mercúrio
Cognição em crianças
Costa, Ranah Duarte | Posted on:
2017
Abstract
A modelagem de equação estrutural (MEE) é uma poderosa técnica estatística que permite ao pesquisador estudar o comportamento simultâneo de diversas variáveis em um modelo. Na área de saúde os modelos de equações estruturais têm sido bastante usados em estudos psicológicos. O presente trabalho tem como objetivo estimar modelos de equações estruturais para avaliar o efeito da exposição ao mercúrio sobre a cognição de crianças ribeirinhas, residentes na região da Amazônia Brasileira. Para análise foi utilizado o software R e seu pacote chamado lavaan. Trechos do código no R estão apresentados no trabalho para auxiliar o entendimento desse pacote. Para a aplicação do MEE foram usados dados do projeto “Avaliação de risco em comunidades potencialmente expostas ao mercúrio na bacia do Rio Madeira - RO". Domínios cognitivos (memória, inteligência, atenção e função executiva e função motora) e variáveis indicadoras ligadas a características infantis e socioeconômicas foram incluídas no MEE. A validação dos fatores (domínios) foi feita através da análise fatorial confirmatória (AFC). Considerando o resultado dessa análise, para o ajuste dos modelos, somente os fatores memória, atenção e função executiva e função motora apresentaram associação com a variável resposta. As medidas de ajuste dos modelos foram obtidas e nem todas as variáveis mostraram significância. O mercúrio mostrou efeito significativo no modelo, indicando que ele e a cognição tem direções opostas
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
COSTA, Ranah Duarte. Modelo de equações estruturais aplicados à avaliação cognitiva: um estudo de caso em crianças ribeirinhas expostas ao mercúrio. 2017. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.Subject(s)
MercúrioModelo de equação estrutural
Análise fatorial confirmatória
Cognição
Análise fatorial
Saúde da criança
Floresta amazônica
Poluição ambiental
Mercúrio
Cognição em crianças
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