Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14919
Title: Efeito fotoelétrico: uma atividade investigativa utilizando a história da luz
Authors: Romão, Lucas Cordeiro
metadata.dc.contributor.advisor: Barrelo Junior, Nelson
metadata.dc.contributor.members: Barrelo Junior, Nelson
Carvalho, Fernando Luiz Campos de
Almeida, Lucia da Cruz de
Amaral, Rubens Luiz Pinto Gurgel do
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Romão, Lucas Cordeiro. Efeito fotoelétrico: uma atividade investigativa utilizando a história da luz. 2020. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2020.
Abstract: As pesquisas em Ensino de Física apresentam que os currículos se encontram defasados ao ensinar somente Mecânica, Eletromagnetismo, Óptica, Termologia e Ondas e que os temas de Física Moderna e Contemporânea necessitam ser inclusos pois são tópicos presentes no quotidiano do estudante e uma boa oportunidade de demonstrar a Física como um empreendimento humano e sujeito a revisões. Esse trabalho propõe uma sequência didática explorando a história da luz para o ensino do efeito fotoelétrico, utilizando atividades investigativas, a partir de experimentos de manipulação e uso de simuladores. Além disso, o papel da argumentação será explorado como parte da proposta de avaliação. Devido à pandemia de COVID-19 não foi possível a aplicação sequência, ficando sua análise como sugestão para um outro trabalho.
metadata.dc.description.abstractother: The Researches in teaching Physics shows that the curricula are outdated when teaching only Mechanics, Electromagnetism, Optics, Thermology and Waves and that the themes of Modern and Contemporary Physics need to be included as they are topics present in the student's daily life and a good opportunity to demonstrate Physics as a human construction and subject to revisions. This work proposes a didactic sequence exploring the history of light to teach the photoelectric effect, using investigative activities, based on experiments and the use of simulators. In addition, the role of argumentation will be explored as part of the evaluation proposal. Due to the COVID-19 pandemic, it was not possible to apply sequences, and their analysis was a suggestion for another study.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14919
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucas Cordeiro Romão.pdf2.81 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons