Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14924
Title: Formação do engenheiro de produção frente às mudanças e novas demandas do mercado de trabalho e da sociedade no pós-covid-19
Authors: Martins, Paula de Oliveira Tavares Alves
metadata.dc.contributor.advisor: Andrade, Emmanuel Paiva de
metadata.dc.contributor.members: Hecksher, Suzana Dantas
Neves, Júlio César Bispo
Issue Date: 2020
Citation: MARTINS, Paula de Oliveira Tavares Alves. Formação do engenheiro de produção frente às mudanças e novas demandas do mercado de trabalho e da sociedade no pós- COVID-19. 2020. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção)-Universidade Federal Fluminense, Escola de Engenharia, Niterói, 2020.
Abstract: O presente trabalho constrói um estudo de caso sobre formação dos engenheiros de produção na Universidade Federal Fluminense (UFF) em Niterói – RJ, como consequência das mudanças em curso no mercado de trabalho, aceleradas e/ou agravadas pela pandemia do COVID-19. O objetivo da pesquisa consiste em compreender a intensidade e complexidade das alterações provocadas no mundo do trabalho, as quais, embora já viessem sendo implementadas por conta dos avanços tecnológicos, foram significativamente aceleradas pela pandemia, impactando fortemente o trabalho do engenheiro de produção e, por consequência, impondo novas qualificações e competências a serem obtidas por esses. Os resultados da pesquisa apontam as lacunas que já podem ser observadas na formação do engenheiro de produção na UFF vis-à-vis demandas novas e/ou modificadas do mercado e da sociedade pós-pandemia.
metadata.dc.description.abstractother: This work builds a case study about Industrial Engineers’ education at the Fluminense Federal University (UFF) in Niterói, as a consequence of the ongoing changes in the labor market, accelerated and/or aggravated by the pandemic of COVID-19. The objective of this research is to understand the intensity and complexity of the changes caused in the world of work, which, although already being implemented due to technological advances, were significantly accelerated by the pandemic, strongly impacting the work of Industrial Engineers and, therefore, imposing new qualifications and competences to be obtained by them. The results point out the gaps that can already be observed in the Industrial Engineers’ education at UFF visà- vis new and/or modified demands from the market and the post-pandemic society.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14924
Appears in Collections:TEP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Projeto Final - Paula Tavares.pdf1.51 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons