Metadata
Show full item record
A DEMOCRATIZAÇÃO RACIAL NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O OLHAR DA TERRA NEGRA NOS AJUDA A SALVAR O PLANETA
Continente africano
Cultura africana
Poluição atmosférica
Empoderamento
Ensino de química
Meio ambiente
Cultura africana
Environmental chemistry teaching
African continent
African culture
Air pollution
Empowerment
Rosa, Lincoln Fernandes de Araujo | Posted on:
2019
Abstract
Sob a necessidade do incentivo à transformação de um ensino de química que ainda valoriza conteúdos e narrativas que tratam de temas oriundos da cultura europeia e norte-americana, e visando ao cumprimento da Lei 10.639/03, o presente trabalho relata a aplicação de uma atividade que utiliza o ensino de química ambiental para tratar das relações assimétricas entre a poluição do ar observada em cidades da região da África Subsaariana e os níveis de desenvolvimento social e tecnológico disponíveis à população dessa região. São expressados então uma abordagem do combate à poluição atmosférica e uma reflexão sobre as condições em que se dá a exploração dessas reservas minerais fundamentais. Seguindo os preceitos da pedagogia histórico-crítica, a prática, desenvolvida em um colégio estadual do município de São Gonçalo, foi pautada em um viés problematizador que gerou um debate e reflexão sobre o potencial e a importância dos povos africanos para o desenvolvimento sustentável no nível global, utilizando elementos como o diálogo e a produção textual para trabalhar o empoderamento dos alunos. Esta estratégia deu espaço para o desenvolvimento e apresentação de narrativas africanas dentro da aprendizagem de química ambiental, permitindo que os alunos aprendessem de maneira efetiva, podendo se reconhecer nos exemplos e fazendo correlações com sua própria vivência
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
ROSA, Lincoln Fernandes de Araújo. A democratização racial na educação ambiental: o olhar da Terra Negra nos ajuda a salvar o planeta. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) -Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2019.Subject(s)
Ensino de química ambientalContinente africano
Cultura africana
Poluição atmosférica
Empoderamento
Ensino de química
Meio ambiente
Cultura africana
Environmental chemistry teaching
African continent
African culture
Air pollution
Empowerment
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: