Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Educação de Angra dos Reis - IEAR
  • SGG - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Angra dos Reis
  • SGG - Trabalhos de Conclusão de Curso - Angra dos Reis
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Educação de Angra dos Reis - IEAR
  • SGG - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Angra dos Reis
  • SGG - Trabalhos de Conclusão de Curso - Angra dos Reis
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Monografia - Versão Final - Re... (244.9Kb)

Collections
  • SGG - Trabalhos de Conclusão de Curso - Angra dos Reis

Statistics
Metadata
Show full item record
PEDAGOGIA EMPRESARIAL: CERTIFICAÇÃO OU FORMAÇÃO?
Soares, Rebecca Lima de Almeida | Posted on: 2014
Abstract
O curso de pedagogia no Brasil foi regulamentado em 1939 para suprir a carência de professores primários e gestores educacionais. Entretanto, nas décadas posteriores, com o desenvolvimento social, político, econômico e cultural do país, as instituições de ensino superior constataram a necessidade de formar professores cada vez mais multi-habilitados. Com as mudanças ocorridas no mercado de trabalho nos anos 1990, uma nova realidade se impôs, no sentido de impulsionar um processo de capacitação dos profissionais de educação, visando prepará-los para lidar com as múltiplas exigências da escola e, ainda, para atuarem em outras áreas de ensino, não formais, em que o processo de ensino e aprendizagem fosse possível. Desta forma, a educação não formal apareceu como mais uma oportunidade de atuação para o campo da pedagogia, visto que o pedagogo passou a atuar, dentre outros espaços, no interior do departamento de recursos humanos das empresas, treinando e desenvolvendo pessoas. E, por sua vez, a necessidade de formação, capacitação e qualificação de trabalhadores no interior das empresas acabou gerando a necessidade de formação de profissionais aptos para atuar nestes espaços, visto que, a valorização do recurso humano passou a ser vista como o principal responsável pelo aumento da lucratividade das organizações empresariais. Devido a nosso interesse nessa área, a presente pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: a primeira, com a finalidade de analisar as grades curriculares dos cursos de licenciatura em pedagogia, tomou como base algumas instituições de ensino do estado do Rio de Janeiro. Buscou-se investigar se elas oferecem em seus currículos algum embasamento teórico na área da Pedagogia Empresarial. E, na segunda etapa, a partir do resultado desta observação, delimitou-se à análise da especificidade do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis da UFF, em que se investigou um grupo de estudantes pertencentes aos 6°, 7°, 8° e 9° períodos do referido curso, para conhecer se existe interesse em atuar na área da Pedagogia Empresarial. Concluiu-se que, embora legalmente assegurada a habilitação do pedagogo para atuar em espaços não escolares, no caso analisado, em empresas, a formação recebida pelos alunos do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense não tem sido capaz de preparar profissionais qualificados para atuar de forma crítica e criativa nestes espaços
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Subject(s)
Pedagogia empresarial
Formação
Capacitação
Pedagogia
Pedagogia empresarial
Formação profissional e cultura técnica
Corporate pedagogy
Formation
Training
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1494
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram