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Title: A educação permanente em saúde como estratégia para otimizar o sistema de regulação no município de Itaperuna-RJ
Authors: Andrade, Kelly Gomes Messias
metadata.dc.contributor.advisor: Cortez, Elaine Antunes
metadata.dc.contributor.advisorco: Pereira, Audrey Vidal
metadata.dc.contributor.members: Apratto Júnior, Paulo Cavalcante
Mourão, Lucia Cardoso
Carvalho, Simone Mendes
Corvino, Marcos Paulo Fonseca
Issue Date: 2019
Citation: Andrade, Kelly Gomes Messias. A educação permanente em saúde como estratégia para otimizar o sistema de regulação no município de Itaperuna-RJ. 2019. 183 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019
Abstract: O presente estudo, tem como objeto de estudo a Educação Permanente em Saúde como estratégia para reorganização de um serviço de especialidades na região noroeste fluminense do Estado do Rio de Janeiro. Tem-se por objetivo geral elaborar um fluxograma para reorganizar o serviço de agendamento / marcação de consultas especializadas no nível secundário de atenção à saúde; e os objetivos específicos, descrever o funcionamento atual do serviço de agendamento / marcação de consultas para especialidades médicas e de outros profissionais na atenção secundária; identificar o conhecimento dos profissionais envolvidos quanto ao processo de organização do sistema de regulação de consultas especializadas; registrar até que ponto / ou de que modo o conhecimento dos profissionais sobre integralidade interfere no processo de organização do serviço de marcação de consultas para especialidades; refletir como a Educação Permanente em Saúde pode contribuir para a reorganização de um serviço de especialidades na região noroeste fluminense, visando fortalecer a integralidade do acesso à saúde. Metodologia: pesquisa de natureza descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa e embasada nos fundamentos da pesquisa convergente assistencial. O estudo de campo foi realizado no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, no município de Itaperuna, Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense e aprovada sob o nº 2.770.321, foi realizada em duas etapas. A primeira etapa estabeleceu um processo de observação, cuja intenção perpassou a necessidade de identificar como era o processo de marcação de consultas e com a aplicação de um questionário, e a segunda etapa com a realização de cinco oficinas, que tiveram as seguintes temáticas: 1. Olhar crítico: olhar a prática profissional e organizacional atual e repensar sobre os princípios do SUS com ênfase na integralidade do acesso; 2. Olhar construtivo: romper com a fragmentação da atenção através de uma nova forma de realizar o serviço. 3. Olhar expandido: pensar a forma de operacionalizar junto aos profissionais da rede de atenção à saúde e a população a reestruturação do serviço de saúde. 4. Olhar avaliativo: o grupo foi conduzido a reavaliar a proposta 5. Olhar político: através da exposição e debate do trabalho junto ao conselho municipal de saúde. Como produto, obtevese a implantação do Programa de Educação Permanente em Saúde no município de Itaperuna, a realização de oficinas de educação permanente em saúde, e a construção de um fluxograma para reorganização do sistema de regulação de consultas especializadas. Os resultados da observação participante, do questionário e dos grupos educativos, analisados segundo Bardin, referencial teórico de Paulo Freire e da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, emergiram em três categorias temáticas: Categoria 1. Aproximação da proposta do serviço, Categoria 2. Integralidade do acesso: da teoria à prática e Categoria 3. Problematização do fluxo de atendimento. Considerações finais: a identificação de problemas empíricos (filas em horários e ambientes desfavoráveis, tensões na relação entre profissionais e usuários do SUS, e exposições desnecessárias do serviço nas redes sociais), atrelada às questões advindas da revisão de literatura e as discussões nos grupos educativos, que apontaram a importância do princípio da integralidade como o direito ao acesso à saúde e a comunicação horizontal entre os diferentes pontos de atenção na rede, confirmaram que a Educação Permanente em Saúde, pode contribuir para implementar mudanças no processo de trabalho e fortalecer o princípio da integralidade do acesso em saúde.
metadata.dc.description.abstractother: The present study has as object of study the Permanent Health Education as a strategy for reorganization of a specialty service in the northwestern region of Rio de Janeiro State. The general objective is to develop a flowchart to reorganize the specialized appointment scheduling service at the secondary level of health care; and the specific objectives, describe the current operation of the appointment / appointment service for medical specialties and other professionals in secondary care; identify the knowledge of the professionals involved regarding the process of organization of the specialized consultation regulation system; record to what extent / or how knowledge of professionals about completeness interferes with the process of organizing the appointment consultation service for specialties; to reflect on how continuing health education can contribute to the reorganization of a specialty service in the northwestern region of the state, aiming to strengthen the integrality of access to health. Methodology: research of descriptive nature, exploratory, with qualitative approach and based on the foundations of convergent care research. The field study was conducted at the Dr. Raul Travassos Health Center, in the municipality of Itaperuna, State of Rio de Janeiro. The research, approved by the Research Ethics Committee of the Fluminense Federal University School of Medicine and approved under No. 2,770,321, was conducted in two stages. The first stage established an observation process, the intention of which was the need to identify what was the process of scheduling appointments and applying a questionnaire, and the second stage with five workshops, which had the following themes: 1. Critical look: look at current professional and organizational practice and rethink the principles of SUS with emphasis on integrality of access; 2. Constructive look: break with the fragmentation of attention through a new way of doing the service. 3. Expanded look: think about how to restructure health care professionals and the population with the restructuring of the health service. 4. Evaluative look: the group was led to re-evaluate the proposal. 5. Political look: through exposure and discussion of the work with the municipal health council. As a product, the implementation of the Permanent Health Education Program in Itaperuna, the establishment of permanent health education workshops, and the construction of a flowchart for reorganization of the specialized consultation regulation system. The results of the participant observation, the questionnaire and the educational groups, analyzed according to Bardin, Paulo Freire's theoretical framework and the National Policy of Permanent Education in Health, emerged in three thematic categories: Category 1. Approximation of the service proposal, Category 2. Integrality of access: from theory to practice and Category 3. Problematization of the flow of care. Final considerations: the identification of empirical problems (queues at unfavorable times and environments, tensions in the relationship between SUS professionals and users, and unnecessary exposures of the service in social networks), linked to issues arising from the literature review and discussions in educational groups. , who pointed out the importance of the principle of comprehensiveness as the right to access to health and horizontal communication between the different points of attention in the network, confirmed that Permanent Health Education can contribute to implement changes in the work process and strengthen the principle. integrality of health access.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14940
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