Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Educação de Angra dos Reis - IEAR
  • SGG - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Angra dos Reis
  • SGG - Trabalhos de Conclusão de Curso - Angra dos Reis
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Educação de Angra dos Reis - IEAR
  • SGG - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Angra dos Reis
  • SGG - Trabalhos de Conclusão de Curso - Angra dos Reis
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
monografia FINA (1) Karina.pdf (581.8Kb)

Collections
  • SGG - Trabalhos de Conclusão de Curso - Angra dos Reis

Statistics
Metadata
Show full item record
ALFABETIZAÇÃO ENTRE GESTOS E SILÊNCIOS AUDÍVEIS: UMA BREVE ANÁLISE DA ALFABETIZAÇÃO PARA SURDOS EM ANGRA DOS REIS
Ceia, Karina Martins Lopes | Posted on: 2014
Abstract
"Alfabetização entre gestos e silêncio audíveis: Uma breve análise da alfabetização para surdos em Angra dos Reis" é um Trabalho de Conclusão de Curso que tem por objetivo tentar compreender como os surdos que estudam na escola Municipal de Educação de Surdos (EMES) aprendem a ler e a escrever, não contando com a fonética, supostamente fundamental para a decodificação dos grafismos. Nesta pesquisa, busco resgatar um breve histórico sobre educação de surdos no decorrer dos anos no mundo, no Brasil e no Rio de Janeiro, e por fim, em Angra dos Reis. Reflito sobre o processo da aquisição da língua escrita - português, pelos surdos adultos, suas dificuldades, articulando e dialogando com estudiosos da aprendizagem e da alfabetização, criando uma ponte com minha experiência de aproximadamente dois anos em uma turma de Inclusão, numa escola de Educação profissional, atuando como intérprete de Libras
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Subject(s)
Alfabetização
Surdez
Linguagem
Pedagogia
Alfabetização de surdos
Angra dos Reis (RJ)
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1495
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram