Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1495
Title: Alfabetização entre gestos e silêncios audíveis: uma breve análise da alfabetização para surdos em Angra dos Reis
Authors: Ceia, Karina Martins Lopes
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Rodrigo Torquato da
metadata.dc.contributor.members: Serra, Dayse Carla Genero
Silva, Dagmar de Mello e
Issue Date: 16-Mar-2016
Abstract: "Alfabetização entre gestos e silêncio audíveis: Uma breve análise da alfabetização para surdos em Angra dos Reis" é um Trabalho de Conclusão de Curso que tem por objetivo tentar compreender como os surdos que estudam na escola Municipal de Educação de Surdos (EMES) aprendem a ler e a escrever, não contando com a fonética, supostamente fundamental para a decodificação dos grafismos. Nesta pesquisa, busco resgatar um breve histórico sobre educação de surdos no decorrer dos anos no mundo, no Brasil e no Rio de Janeiro, e por fim, em Angra dos Reis. Reflito sobre o processo da aquisição da língua escrita - português, pelos surdos adultos, suas dificuldades, articulando e dialogando com estudiosos da aprendizagem e da alfabetização, criando uma ponte com minha experiência de aproximadamente dois anos em uma turma de Inclusão, numa escola de Educação profissional, atuando como intérprete de Libras.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1495
Appears in Collections:SGG- Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia FINA (1) Karina.pdf581.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.