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Title: De vice decorativo a vampiro: representações e enquadramentos do ator político em charges e memes de Michel Temer
Authors: Magalhães, Dandara
metadata.dc.contributor.advisor: Chagas, Viktor
metadata.dc.contributor.members: Picado, Benjamim
Aldé, Alessandra
Issue Date: 2020
Citation: LEIROS, Dandara Magalhães Telles Feijó de. De vice decorativo a vampiro: representações e enquadramentos do ator político em charges e memes de Michel Temer. 2020. 125f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
Abstract: A presente pesquisa procura investigar de que maneira as imagens são capazes de construir estereótipos (LIPPMANN, 1965) e mitos (MIGUEL, 2000) a partir de enquadramentos (ENTMAN, 1993) associados a atores políticos. Para tanto, analiso a construção das representações da imagem pública (GOMES, 2004) do ex-presidente da República Michel Temer (MDB), por meio de uma análise dos conteúdos e de enquadramentos mais circulados em charges e memes, durante o período de 2016 até o início de 2019. Realizo um mapeamento de todos os principais assuntos que envolvem a imagem pública de Temer no recorte de tempo determinado, coleto e analiso os memes que circularam a respeito do mesmo e, por fim, comparo com a análise das charges do mesmo período, circuladas no Instagram d’A Folha de S. Paulo. Dessa forma, busco compreender como a imagem se utiliza, dentro do contexto político, de representações na disseminação de estereótipos de um ator político, que são absorvidos pela imagem pública dessa pessoa. Memes, assim como charges, se utilizam da ironia, sátira e ambivalência para brincar com a representação de um ator e construir sentidos, se inserindo no imaginário popular e moldando o senso coletivo a respeito de figuras que circulam na opinião pública. Ao aplicar uma análise de conteúdo e uma análise de enquadramento em ambos os gêneros, pude identificar que memes e charges utilizam diferentes abordagens humorísticas, que estão muitas vezes relacionadas ao filtro editorial presente nas charges e nulo nos memes. Assim, memes compartilham a sátira em seu formato mais ofensivo, ou cru, empregada de estereótipos. Enquanto as charges, encontram respaldo no uso de personagens mais caricatos e com menos enquadramentos ofensivos.
metadata.dc.description.abstractother: The present research seeks to investigate how images are capable of building stereotypes (LIPPMANN, 1965) and myths (MIGUEL, 2000) from frameworks (ENTMAN, 1993) associated with political actors. To this end, I analyzed the construction of the representations of the public image (GOMES, 2004) of former President of the Republic Michel Temer (MDB), through an analysis of the contents and the most circulated frames in collections and memes, during the period from 2016 to the beginning 2019. I’ve made a mapping of all the main subjects that involve a public image of Temer, collected and analyzed the memes that circulated in the period of time and, finally, compare with an analysis of the charges of the same period, circulated on Folha de S. Paulo's Instagram. The search looking forward to understands how an image is used, within the political context, of representations in the dissemination of stereotypes of a political actor, which are absorbed by that person's public image. Memes, like charges, if used of irony, satire and ambivalence to play with a representation of an actor and create meanings, insert any popular imagery and shape or a collective sense of respect for figures that circulate in public opinion. When applying a content analysis and a framing analysis in both genders, I’ve identifyed memes and charges that can use different humorous approaches, which are related to the editorial filter and present charges and voids in the memes. Thus, memes share a status in its most aggressive, or raw, format used by stereotypes. While charges, the most cartoonish characters with the least offensive frames are not allowed.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14956
Appears in Collections:PPGCOM - Dissertações - Niterói

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