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Title: Educação médica: análise do ensino do eixo saúde da família em um curso de graduação
Authors: Jorge, Marcelo Moraes
metadata.dc.contributor.advisor: Corvino, Marcos Paulo Fonseca
metadata.dc.contributor.members: Corvino, Marcos Paulo Fonseca
Ribeiro, Cláudia Regina Santos
Souza, Luciana Maria Borges da Matta
Issue Date: 2019
Citation: JORGE, Marcelo Moraes. Educação Médica: análise do ensino do eixo saúde da família em um curso de graduação. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Abstract: Como em outras profissões, a formação médica é um dispositivo histórico, contínuo e dinâmico, que necessita se adequar às demandas de saúde do país, primordialmente no Sistema Único de Saúde, em virtude de seu caráter público e universal, constituindo-se importante empregador da força de trabalho de saúde pública e privada. A busca desse perfil profissional generalista suscitou a criação de políticas de incentivos na graduação, no caso, de medicina, no que possível com os demais integrantes das equipes multiprofissionais da Estratégia Saúde da Família, como modelo de atenção primária relativamente capilarizada pelos municípios. Defende-se a hipótese de que o ensino da saúde da família no currículo de medicina propicia a aquisição de competências e habilidades para se trabalhar ne rede de serviços ambulatoriais, cujo perfil institucional atende a maioria da população. Com o objetivo de provocar reflexão acerca do processo de mudança curricular, sob a égide das Diretrizes Curriculares Nacionais, esta pesquisa optou por proceder à análise documental de um conjunto constituinte do Projeto Pedagógico do Curso de medicina de uma universidade particular no Rio de Janeiro. O currículo analisado atende integralmente às DCN, e tanto o PPC quanto as ementas das disciplinas do eixo da SF as utilizam como norteadoras de suas re/construções demonstrativo-conceituais. Entre seus resultados analíticos, verificou-se uma dinamicidade curricular, ementas que contemplam, ora parcialmente, os preceitos previstos, em diferentes intensidades, questões peculiares a serem repensadas, corroborando o dialético papel desempenhado por atores sociais com suas necessidades expressas em normas, passíveis de serem paradoxais em suas operações
metadata.dc.description.abstractother: As in other professions, medical training is a historical, continuous and dynamic device that needs to be adapted to the health demands of the country, primarily in the Unified Health System, due to its public and universal character, being an important employer of the public and private health workforce. The search for this general professional profile has led to the creation of incentive policies in the graduation, in the case, of medicine, as possible with the other members of the multi-professional teams of the Family Health Strategy, as a model of primary care that is relatively spread by the municipalities. The hypothesis is that the teaching of family health in the medical curriculum allows the acquisition of skills and abilities to work in the network of outpatient services, whose institutional profile serves the majority of the population. With the aim of promoting reflection on the process of curricular change, under the aegis of the National Curricular Guidelines, this research chose to proceed with the documentary analysis of a constituent set of the Pedagogical Project of the Medicine course of a private university in Rio de Janeiro. The curriculum analyzed complies fully with the DCN, and both the PPC and the syllabuses of the subjects of the SF axis use them as guides for their conceptual re-constructions. Among others analytical results, there was a curricular dynamicity, in which the foreseen precepts, at different intensities, specific questions to be rethought, corroborate the dialectical role played by social factors with their needs expressed in norms, capable of being paradoxical in their operations.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14973
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