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Title: Regulação assistencial para detecção precoce do câncer de mama na Região Metropolitana II do estado do Rio de Janeiro
Authors: Almeida, Mônica Morrissy Martins
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Patty Fidelis de
metadata.dc.contributor.members: Almeida, Patty Fidelis de
Alves, Eduardo Melo
Hoffmann, Leandro Marcial Amaral
Ribeiro, Claudia Regina Santos
Issue Date: 2019
Citation: Almeida, Mônica Morrissy Martins. Regulação assistencial para detecção precoce do câncer de mama na região metropolitana II do estado do Rio de Janeiro. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Abstract: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em seis municípios da região de saúdeMetropolitana II, localizada no estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de analisar os processos de Regulação Assistencial para detecção precoce do câncer de mama. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gerentes e gestores do SUS das áreas da Atenção Básica (AB) e Regulação Assistencial em seis dos sete municípios que compõem a região de saúde. O material empírico passou por análise de conteúdo temática, guiada pelas seguintes categorias: estruturação da Atenção Básica nos municípios; infraestrutura da regulação assistencial; fluxos das usuárias da AB aos serviços de referência; acesso aos procedimentos da linha de cuidado do câncer de mama; coordenação do cuidado pela AB e dinâmica regional de regulação. Os resultados ratificam elevada cobertura de Atenção Básica em quase todos os municípios, considerada condição favorável para a abordagem das mulheres nas ações de detecção precoce do câncer de mama. As estruturas de regulação são heterogêneas entre os municípios no que se refere à informatização das centrais e dos serviços de saúde, sendo o fluxo mais frequente para chegada das solicitações de referência os envios via malote desde a AB. Elemento comum entre os seis municípios é a multiplicidade de sistemas regulatórios, sob gestão estadual, municipal e regional e a ausência de regulação de leitos. Foi percebida especial atenção dos gestores e gerentes à garantia dos procedimentos para detecção precoce do câncer de mama e estabelecimento de fluxos. Problemas foram identificados em relação ao acesso à mamografia orientada por estereotaxia digital, para detecção de lesões impalpáveis, que só é realizado em um prestador localizado no município do Rio de Janeiro. A implantação do Sistema de Informação de Câncer (SISCAN) não foi efetiva na maior parte dos municípios, e não permite a obtenção de informações para monitoramento das ações. Após início do tratamento, centrais de regulação e equipes de AB não conseguem realizar a coordenação do cuidado e perdem o contato com as usuárias. Os resultados apontam que embora qualificar os processos regulatórios seja uma preocupação presente nas atuais gestões da saúde nos municípios estudados, permanecem ações atomizadas, com multiplicidade de sistemas que mitigam a oferta de serviços de saúde e reforçam a fragmentação da rede, sem a necessária atuação do gestor estadual na condução do processo
metadata.dc.description.abstractother: A descriptive study with a qualitative approach was carried out in six municipalities of the Metropolitan II health region, located in the state of Rio de Janeiro, with the objective of analyzing the processes of Care Regulation for the early detection of breast cancer. Semistructured interviews were conducted with SUS managers and managers from the areas of Primary Care and Care Regulation in six of the seven municipalities that make up the health region. The empirical material was analyzed by thematic content, guided by the following categories of analysis: structuring the Primary Care in the municipalities; health care regulatory infrastructure; flows from Primary Care users to referral services; access to breast cancer care line procedures; coordination of Primary Care and regional regulation dynamics. The results confirm high coverage of Primary Care in almost all municipalities, considered a favorable condition for the approach of women in the actions of early detection of breast cancer. It was mentioned articulation with specialized units, although not fully implemented. The regulatory structures are heterogeneous among municipalities with regard to the computerization of both the central and the health services, being the most frequent flow for the arrival of the reference requests the shipments via the Primary Care. A common element among the six municipalities is the multiplicity of regulatory systems, under state, municipal and regional management, absence of bed regulation and state initiatives. Special attention was given to the management of procedures for the early detection of breast cancer and establishment of flows. Problems were identified in relation to the access to mammography guided by digital stereotaxia, for detection of impalpable lesions, which is only performed in a provider located in the city of Rio de Janeiro. The implantation of the Cancer Information System (SISCAN) was not effective in most municipalities and does not allow the obtaining of managerial information. After initiation of treatment, control centers and Primary Care teams are unable to coordinate care and lose contact with users. The results show that although regulatory processes are a concern present in the current health management in the municipalities studied, atomized actions remain, with a multiplicity of systems that mitigate the supply of health services and reinforce the network fragmentation, without the necessary action of the manager in the conduct of the process
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14974
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