OS EFEITOS DA AÇÃO AFIRMATIVA SOBRE O DESEMPENHO ACADÊMICO DOS CONCLUINTES DOS CURSOS DE MEDICINA E DIREITO
Desempenho acadêmico
Igualdade de oportunidades
Modelos de regressão linear
Programas de Ação Afirmativa
Regressão linear múltipla
Avaliação de estudantes
Desigualdade social
Cerqueira, Graziele dos Santos | Posted on:
2015
Abstract
Há aproximadamente treze anos políticas de ações afirmativas têm sido implementadas no Brasil numa tentativa de minimizar danos que foram causados a grupos que em algum momento, seja ele no presente ou no passado, foram discriminados pela exclusão socioeconômica. Este estudo tem por objetivo comparar o desempenho dos concluintes beneficiados por ações afirmativas com o dos demais concluintes dos cursos de Medicina e Direito. Traça-se um perfil dos concluintes a partir dos dados mais recentes do Enade disponíveis, para o curso de direito, Enade 2012 e para o curso de medicina, Enade 2013. Utilizando os microdados estimou-se modelos de regressão linear para cada um dos cursos. Os resultados sugerem que tais políticas foram bem-sucedidas enquanto a maior representação desses grupos nas universidades. Para o curso de Direito IES pública e curso de Medicina IES privada, não houve uma diferença significativa no desempenho entre os alunos beneficiários das ações afirmativas e não beneficiários. Para o curso de Direito IES privada o desempenho dos beneficiários é superior dos demais alunos, enquanto que no curso de Medicina IES pública o desempenho dos beneficiários é inferior ao dos demais alunos
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
CERQUEIRA, Graziele dos Santos. Os efeitos da ação afirmativa sobre o desempenho acadêmico dos concluintes dos cursos de Medicina e Direito. 2015. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.Subject(s)
Ações afirmativasDesempenho acadêmico
Igualdade de oportunidades
Modelos de regressão linear
Programas de Ação Afirmativa
Regressão linear múltipla
Avaliação de estudantes
Desigualdade social
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