Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1502
Title: "Infância do pensar" e a superação da dicotomia entre o bem e o mal
Authors: Cardozo, Laiz Fagundes
metadata.dc.contributor.advisor: Marton, Silmara Lídia
metadata.dc.contributor.members: Silva, Dagmar de Mello e
Bergo, Renata da Silva
Issue Date: 17-Mar-2016
Abstract: Nessa monografia discuto a moralidade na infância que, tradicionalmente, operou por dois modos: de um lado, uma infância “pura”, “ingênua” e “inocente” e, de outro, uma infância “impura”. Para tanto, faço um percurso histórico entre as diferentes concepções de infância presentes em algumas áreas do conhecimento e, em especial, destaco como uma moralidade fundada na massificação dos valores morais e na disciplina se fez atuante na instituição escolar da Modernidade. Apresento, em seguida, uma concepção singular de infância presente na filosofia – a “infância do pensar”. Numa perspectiva de “pesquisa-ação” e de método como “estratégia”, narro em forma de “diário” uma experiência de “Filosofia com Crianças” numa escola pública de Angra dos Reis-RJ que, ao contemplar as diferentes formas de expressão utilizadas pela criança, indica ultrapassar a dicotomia entre bem e mal apontando para as possibilidades da infância como criação.
metadata.dc.description.abstractother: In this monograph, I discuss of the morality in childhood that traditionally was operated in two ways: on one hand, a "pure" childhood, "ingenuous" and "innocent", and, in another hand, an "impure" childhood. For this, I show a historical route between different conceptions of childhood present in some areas of knowledge and, in special, I emphasize as a morality based on the massification of moral values and on the discipline became active in the school of Modernity. Then, I show a singular conception of childhood in philosophy - the "thinking of childhood". From the perspective of the "action research" and the method as "strategy", I narrate in the form of "daily" the experience of "Philosophy with Children" in a public school of Angra dos Reis-RJ that, including different ways of expressions of children, overcomes the dichotomy between good and evil, pointing to the possibilities of the childhood as creation.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1502
Appears in Collections:SGG- Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_Laiz Fagundes Cardozo.pdf1.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.