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"INFÂNCIA DO PENSAR" E A SUPERAÇÃO DA DICOTOMIA ENTRE O BEM E O MAL
Infância
Filosofia
Escola
Pedagogia
Educação infantil
Moral
Aspecto social
Dicotomia
Moral
Childhood
Philosophy
School
Cardozo, Laiz Fagundes | Postado em:
17 mar. 2016
Resumo
Nessa monografia discuto a moralidade na infância que, tradicionalmente, operou por dois modos: de um lado, uma infância “pura”, “ingênua” e “inocente” e, de outro, uma infância “impura”. Para tanto, faço um percurso histórico entre as diferentes concepções de infância presentes em algumas áreas do conhecimento e, em especial, destaco como uma moralidade fundada na massificação dos valores morais e na disciplina se fez atuante na instituição escolar da Modernidade. Apresento, em seguida, uma concepção singular de infância presente na filosofia – a “infância do pensar”. Numa perspectiva de “pesquisa-ação” e de método como “estratégia”, narro em forma de “diário” uma experiência de “Filosofia com Crianças” numa escola pública de Angra dos Reis-RJ que, ao contemplar as diferentes formas de expressão utilizadas pela criança, indica ultrapassar a dicotomia entre bem e mal apontando para as possibilidades da infância como criação.
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Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoAssunto(s)
MoralInfância
Filosofia
Escola
Pedagogia
Educação infantil
Moral
Aspecto social
Dicotomia
Moral
Childhood
Philosophy
School