Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1503
Title: A importância da relação creche-família
Authors: Poubel, Mariana de Faria Gastão
metadata.dc.contributor.advisor: Benácchio, Rosilda Nascimento
metadata.dc.contributor.members: Bergo, Renata da Silva
Costa, Claudio Fernandes da
Issue Date: 17-Mar-2016
Abstract: O homem é um ser histórico que tem seu desenvolvimento a partir das relações sociais que estabelece. Compreende-se então que a educação é um processo social integrado ao desenvolvimento histórico-social da humanidade. Assim, a escola é uma instituição social responsável pela transmissão de conhecimentos acumulados através do tempo e sistematizados no decorrer do desenvolvimento da civilização. É na infância que o ser humano tem o maior desenvolvimento de suas competências e habilidades. Sendo assim, a educação infantil é de fundamental importância para a formação integral do indivíduo. A educação ocorre não só na escola, mas também na família, que desde que nasce a criança é informalmente educada com os hábitos, valores e regras que serão levadas ao longo de sua vida. Por isso, é importante uma educação de qualidade que objetive o desenvolvimento da criança através da conjunção da educação escolar e a familiar, favorecendo a relação creche-família. Este trabalho visa compreender a relação vivenciada entre creche e a família, com a finalidade de obter subsídios para promover uma educação infantil adequada e de qualidade às crianças que frequentam estas instituições. Para alcançar melhorias na qualidade da relação creche-família é preciso um trabalho escolar compromissado com a realidade dos alunos e fazer com que os pais tenham consciência da importância de sua participação na vida escolar de seus filhos.
metadata.dc.description.abstractother: The man is a history that has its development from the social relationships it establishes. It is understandable then that education is an integrated social process to the socio-historical development of mankind. Thus, the school is a social institution responsible for the transmission of knowledge through time and systematized during the development of civilization. It is in childhood that the human being has the highest development of their competencies and skills. Therefore, early childhood education is of fundamental importance to the integral formation of the individual. Education is not in school, but also in the family, which from birth to informally educated child with the habits, values and rules that will be carried throughout his life. So it is important to a quality education that aims the development of the child through the conjunction of school education and family, favoring the relation daycare- family. This work aims to understand the lived relationship between kindergarten and family, in order to get grants to promote appropriate and quality care to children’s educations in these institutions. To achieve improvements in the quality of family day care takes ratio of a school project committed to the reality of students and make parents have awareness of the importance of their participation in the school life of their children.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1503
Appears in Collections:SGG- Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia MARIANA revisada Rosilda 13-11.pdf390 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.