Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1505
Title: Ensino/aprendizagem: uma abordagem filosófica
Authors: Silva, Elieide Gums da
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Dagmar de Mello e
metadata.dc.contributor.members: Lopes, Maria Onete Ferreira
Marton, Silmara Lídia
Issue Date: 18-Mar-2016
Abstract: Meu objetivo com esse trabalho foi desenvolver um estudo teórico que contribua para retirar as pessoas de uma suposta zona de conforto para que saiam em busca de caminhos alternativos em suas práticas pedagógicas. Que se coloquem em “risco” (GALLO, 2011), a procura do desconhecido, que não se permitam “docilizar” por imposições de um pensamento único - caminhos que vão contra o que comumente é habitual. Nesse sentido, procurei problematizar os conceitos de ensino/aprendizagem a partir de alguns fundamentos filosóficos que se contrapõem à soberania da racionalidade. Para tanto, realizei uma breve análise do processo de construção do conhecimento no Ocidente e apresentei a Filosofia como um dispositivo para o pensamento criativo, além de apontar que é possível abordar uma proposta de ensino/aprendizagem por outras vias que não só a da racionalidade lógica. Acredito que este trabalho é só o início de muitas questões para reflexões mais aprofundadas a respeito da importância de se pensar ensino/aprendizagem pela proposta aqui apresentada, ou seja, aprendizagem como criação.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1505
Appears in Collections:SGG- Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Elieide .pdf482.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.