Metadata
Show full item record
OS MODOS DE ENSINAR DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES EM ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA: UM ESTUDO COMPARADO
Descritores do Provinha Brasil
Prática
Pedagogia
Professor alfabetizador
Escola pública
Escola particular
Silveira, Perla Cristina da Silva | Posted on:
2015
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo geral comparar as práticas vivenciadas por professores alfabetizadores em duas escolas: uma escola pública e outra privada, no Município de Angra dos Reis, a partir dos descritores do Provinha Brasil. Este objeto de estudo é de relevância para o campo da Educação à medida que, procurando entender as diferenças entre os modos de ensinar de uma escola pública e outra privada, podemos compreender os fenômenos presentes ou ausentes que possam colaborar para uma melhoria da alfabetização. Também nos parece relevante avaliar os efeitos de uma política pública de avaliação externa. A partir da análise dos descritores do Provinha Brasil presentes no trabalho das professoras, podemos perceber como é trabalhado e em quais situações, para que se possa compreender o que pode ser feito para uma melhor alfabetização
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
AlfabetizaçãoDescritores do Provinha Brasil
Prática
Pedagogia
Professor alfabetizador
Escola pública
Escola particular