Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15079
Title: A temática água para o ensino de ciências em uma perspectiva socioambiental
Authors: Azevedo, Juliana Lopes de
metadata.dc.contributor.advisor: Marques, Marcelo Monteiro
metadata.dc.contributor.advisorco: Chinelli, Maura Ventura
metadata.dc.contributor.members: Marques, Marcelo Monteiro
Fernandes, Karina de Oliveira Bloomfield
Costa, Leonardo Moreira da
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Azevedo, Juliana Lopes de. A temática da água para o ensino de ciências em uma perspectiva socioambiental. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2019.
Abstract: A escola por ser um ambiente de interação social atua na construção e valores e atitudes que se desenvolvem na formação da personalidade dos indivíduos que a frequentam. Por isso, possui papel fundamental na formação de cidadãos que estejam aptos a intervir de forma consciente e responsável no cenário socioambiental em que estamos imersos. Baseando-se neste argumento, este trabalho foi desenvolvido utilizando de uma temática extremamente importante para a manutenção da vida: a água. O desenvolvimento deste trabalho foi realizado no Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni-UFF), na disciplina eletiva denominada Água Fonte de Vida e Energia, no período de maio a agosto de 2019. O intuito do trabalho foi elaborar uma sequência de atividades pedagógicas, utilizando diferentes recursos didáticos, onde a temática água pudesse ser utilizada de forma interdisciplinar como meio de conscientizar os educandos sobre a importância da água para a manutenção da vida e da responsabilidade individual para a preservação desse recurso natural.
metadata.dc.description.abstractother: The school is an environment of social interaction, it acts in the construction and values and attitudes that develop the formation of the personality of the individuals, therefore it has a fundamental role in the formation of citizens who are able to intervene consciously and responsibly in the scenario. environment we are immersed in. Based on this argument, this work was developed using an extremely important theme for the maintenance of life: water. The development of this work was carried out at the University Fluminense College, in the elective discipline called Water Source of Life and Energy from May to August 2019. The purpose of this work was to elaborate a pedagogical activities sequence, using different didactic resources, where the theme water could be used in an interdisciplinary way as a means of raising the students' awareness of the importance of water for maintaining life and individual responsibility for the preservation of this natural resource.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15079
Appears in Collections:QLICN - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MFC 2019.2_Juliana Lopes de Azevedo.pdf607.51 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons