Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15086
Title: Des-territorialização e identidade : a rede “gaúcha” no Nordeste
Authors: Haesbaert, Rogério.
Issue Date: 1997
Publisher: EdUFF
Citation: HAESBAERT, Rogério. Des-territorialização e identidade: a rede gaúcha no nordeste. Prefácio de Milton Santos. Niterói: EdUFF, 1997. 293p.
Abstract: O livro enfrentou o desafio de desvelar, sistematicamente, realidades emergentes, num período histórico particularmente confuso. Diante do processo da globalização e dos efeitos complexos das grandes migrações modernizadoras, como se definem as categorias entrelaçadas de identidade, territorialização e des-territorialização? Milton Santos destaca em seu prefácio que o livro - "tão rico e instigante" - descreve a saga de duas regiões que se encontram. "Trata-se de uma metáfora em busca de conceitos, tarefa a que o autor se dedicou com aplicação e talento. Durante séculos essa região baiana do Além-São Francisco foi acumulando lentamente modos de vida nos quais a presença localizada e discreta da modernidade não ameaçava a maioria das práticas tradicionais e até reforçava as hierarquias herdadas. Situada no coração do país, funcionava quase como uma ilha. De repente, ventos fortes vindos do Sul, mas impulsionados por correntes irresistíveis, nacionais e internacionais, espalharam no território outros homens e mulheres, outras roupas e falas, outros modos de ser e de fazer, outras técnicas e outros capitais, novas formas de produzir e de comunicar. Produz-se, desse modo, uma nova territorialidade, marcada pelo conflito de atributos históricos – entre os que chegavam e os que já estavam – e o conflito entre duas formas de operar, sentir e viver a mesma fração de espaço."
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15086
Appears in Collections:EDUFF - Ebooks

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Des-territorializacao-e-identidade.pdfhttp://www.eduff.uff.br/ebooks/Des-territorializacao-e-identidade.pdf1.6 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons