AS ARITMÉTICAS PRIMÁRIAS DE ANTONIO TRAJANO COMO INSTRUMENTOS PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR
Livro didático
Trajano
Aritmética
Educação matemática
Ensino de matemática
Livro didático
Aritmética
History of mathematical education
Textbook
Trajano
Arithmetic
Fonseca, Hemerson Pereira da | Posted on:
2019
Abstract
O objetivo dessa dissertação é analisar as Aritméticas primárias de Antônio Trajano como
instrumentos para a prática docente dos professores que ensinavam matemática na segunda
metade do século XIX. Para tal análise, a pesquisa foi delimitada no estudo dos livros
didáticos Aritmética Primária e Aritmética Elementar Ilustrada, publicados em 1886 e 1879,
respectivamente. Suas obras representaram uma mudança no método de ensino da aritmética
na época de suas publicações que foram sucessos editoriais. Para efetuar essa análise se faz
necessário abordar temas como a trajetória de vida profissional do autor, suas experiências na
área de educação, o projeto educacional da Igreja Presbiteriana, a influência das legislações
referentes ao ensino primário, a formação do professor que ensinava matemática, a produção
de obras didáticas na época das publicações e os métodos de ensinos utilizados no ensino
primário. Neste trabalho considera-se que a produção do livro didático não se reduz aos textos
escritos em suas páginas e que este tipo de material possui dois principais leitores: aluno e
professor. Busca-se uma estrutura comunicativa entre o autor ou a obra e o professor a partir
de interpretações que envolvem os elementos paratextuais e os textuais, como por exemplo, os
textos direcionados aos professores, a organização do texto didático, a estrutura dos
problemas e resoluções, as atividades propostas e as ilustrações. Tem-se, portanto, um
deslocamento em relação às pesquisas sobre o livro didático, ao considerar a composição das
obras como um instrumento para o docente e não uma análise sob o ponto de vista de um
texto destinado ao aluno
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
FONSECA, Hemerson Pereira da. As aritméticas primárias de Antonio Trajano como instrumentos para a prática do professor. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal fluminense, Niterói, 2019.Subject(s)
História da educação matemáticaLivro didático
Trajano
Aritmética
Educação matemática
Ensino de matemática
Livro didático
Aritmética
History of mathematical education
Textbook
Trajano
Arithmetic
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: