Metadata
Show full item record
OS PARECERES DAS MONOGRAFIAS DE UM CURSO EXPERIMENTAL DE PEDAGOGIA
Andrade, Andréia Cardoso Santos | Posted on:
2014
Abstract
A presente pesquisa investiga quais os usos dos pareceres das monografias de um curso experimental de Pedagogia, e, quais as concepções do que seria uma boa monografia para os professores deste curso. Os pareceres exprimem julgamentos acerca de trabalhos de alunos de Pedagogia, que em geral têm origem em classe popular, e que, depois de formados retornarão à escola para trabalhar com crianças da mesma origem. Este
trabalho se justifica por observar a familiaridade desses formandos com a cultura escrita sob o olhar de educadores que se propuseram a realizar um curso em formato experimental e inovador. Foi realizado recorte, selecionando 72 pareceres de um universo de 497. Além de leitura e categorização dos pareceres foram utilizadas
entrevistas com cinco professores e elaboração de uma entrevista com uma informante. Em resultado, compreendemos que os pareceres eram utilizados apenas como documento de registro e o que era esperado em uma monografia, por parte destes professores, era a apreensão da cultura escrita e diálogo com sua própria prática
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]