Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1510
Title: Os pareceres das monografias de um curso experimental de pedagogia
Authors: Andrade, Andréia Cardoso Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Pavão, Andréa
metadata.dc.contributor.members: Tibau, Anderson
Marques, Marcos
Issue Date: 18-Mar-2016
Abstract: A presente pesquisa investiga quais os usos dos pareceres das monografias de um curso experimental de Pedagogia, e, quais as concepções do que seria uma boa monografia para os professores deste curso. Os pareceres exprimem julgamentos acerca de trabalhos de alunos de Pedagogia, que em geral têm origem em classe popular, e que, depois de formados retornarão à escola para trabalhar com crianças da mesma origem. Este trabalho se justifica por observar a familiaridade desses formandos com a cultura escrita sob o olhar de educadores que se propuseram a realizar um curso em formato experimental e inovador. Foi realizado recorte, selecionando 72 pareceres de um universo de 497. Além de leitura e categorização dos pareceres foram utilizadas entrevistas com cinco professores e elaboração de uma entrevista com uma informante. Em resultado, compreendemos que os pareceres eram utilizados apenas como documento de registro e o que era esperado em uma monografia, por parte destes professores, era a apreensão da cultura escrita e diálogo com sua própria prática.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1510
Appears in Collections:SGG- Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONO ANDREIA CARDOSO.pdf158.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.