Metadata
Show full item record
METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA PARA MENORES INFRATORES: UMA PROPOSTA DIDÁTICA
Educação de jovens em unidades de internação
Metodologias participativas
Ensino de química
Ensino de química
Assistência ao menor
Pesquisa participante
Sequência didática
Statue of Children and Adolescents
Youth education in inpatient units
Participatory methodologies
Chemistry teaching
Pinheiro, Francine Lopes | Posted on:
2019
Abstract
Com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990, essa parcela
da população brasileira viu seus direitos sendo colocados em lei para que fossem protegidos.
Ainda assim, uma grande parte dos jovens ainda precisa enfrentar diariamente uma situação
de desrespeito pelos seus direitos mais básicos, como: educação, saúde, saneamento básico e
acesso à informação. São milhares as crianças que vivem à margem da sociedade, o que
desencadeia uma série de consequências, dentre elas o aumento da criminalidade juvenil e
consequente encarceramento dessas crianças em unidades de internação. O ensino é o foco
principal e o objetivo dessas instituições, para que esses jovens tenham acesso à educação que
muitas vezes não os foi fornecido quando em liberdade, e para que possam enxergar um
caminho além do crime. Nessa monografia, o tema da educação para jovens em unidades de
internação foi o foco principal. Para isso, foi feita uma pesquisa bibliográfica que buscou
entender de maneira geral a situação da criança e do adolescente no Brasil, e quais os
caminhos que os levam às unidades de internação. Pensando nesse cenário, esse trabalho tem
como objetivo o desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino de Química dentro
das unidades, que levasse em consideração a individualidade dos jovens encarcerados, mas
que ao mesmo tempo respeitasse os limites impostos para o funcionamento das instituições.
Para melhor organizar as aulas, foram feitas entrevistas com um professor e um agente
penitenciário de uma unidade do DEGASE, no estado do Rio de Janeiro, nas quais foram
coletados dados a respeito das aulas ministradas dentro das unidades e também da estrutura de
funcionamento do lugar. Também foram feitas pesquisas com livros didáticos, para encontrar
o que melhor se adaptasse às propostas de ensino defendidas nesse trabalho, que se baseiam
na educação problematizadora, uma vez que a função da aula é, além de transmitir o
conteúdo, favorecer e facilitar a emancipação desses jovens, contribuindopara que o processo
de ressocialização deles seja real e efetivo.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
PINHEIRO, Francine Lopes. Metodologias participativas no ensino de química para menores infratores: uma proposta didática. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2019.Subject(s)
Estatuto da Criança e do AdolescenteEducação de jovens em unidades de internação
Metodologias participativas
Ensino de química
Ensino de química
Assistência ao menor
Pesquisa participante
Sequência didática
Statue of Children and Adolescents
Youth education in inpatient units
Participatory methodologies
Chemistry teaching
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: