Metadata
Show full item record
O CARÁTER DRAMATÚRGICO DA PRÁTICA DOCENTE
Prática docente
Interação professor-aluno
Pedagogia
Docência
Dramaturgia
Rezende, Camila Ohana Gomes | Posted on:
2014
Abstract
Este ensaio acadêmico objetiva relacionar “caráter dramatúrgico” (GOFFMAN, 2009, p. 9) e prática docente no cotidiano de professores e alunos do curso de pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis – IEAR, unidade de ensino de interior da Universidade Federal Fluminense. O estudo levantou dados sobre o modo como na primeira aula e na aula trote o personagem professor é representado perante uma plateia de alunos. Para nós o objeto de estudo se concentrou na sociabilidade de professores e alunos através da “representação teatral” (ibid.). Em nossa opinião o estudo é relevante porque tenta
desnaturalizar e “entender honestamente o exótico” (DaMATTA, 2010, p. 11) no processo de formação do pedagogo ou do professor em qualquer nível de atuação entre a escola ou a universidade. Ao relacionarmos drama e prática docente estamos interpretando aspectos da própria sociabilidade/interação entre professor e aluno. Em nossa hipótese inicial provavelmente existiria um caráter dramatúrgico na prática docente. E chegamos à conclusão no estudo que realmente a prática docente no contexto
observado se desenvolvia sim através de ações de caráter dramatúrgico, principalmente por identificarmos na atuação e nos dizeres dos professores elementos tais como crença no papel representado, fachada, realização dramática, idealização e manutenção do controle expressivo, representação falsa, mistificação e realidade e artifícios, categorias utilizadas por Erving
Goffman para falar de representação. Este texto também é um relato autobiográfico da minha experiência de formação como professora e pedagoga tentando “transformar o familiar em exótico” (DaMATTA, 1978, p. 4)
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Caráter dramatúrgicoPrática docente
Interação professor-aluno
Pedagogia
Docência
Dramaturgia