Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Educação de Angra dos Reis - IEAR
  • SGG - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Angra dos Reis
  • SGG - Trabalhos de Conclusão de Curso - Angra dos Reis
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Educação de Angra dos Reis - IEAR
  • SGG - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Angra dos Reis
  • SGG - Trabalhos de Conclusão de Curso - Angra dos Reis
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
monografia pdf.pdf (292.0Kb)

Collections
  • SGG - Trabalhos de Conclusão de Curso - Angra dos Reis

Statistics
Metadata
Show full item record
O CARÁTER DRAMATÚRGICO DA PRÁTICA DOCENTE
Rezende, Camila Ohana Gomes | Posted on: 2014
Abstract
Este ensaio acadêmico objetiva relacionar “caráter dramatúrgico” (GOFFMAN, 2009, p. 9) e prática docente no cotidiano de professores e alunos do curso de pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis – IEAR, unidade de ensino de interior da Universidade Federal Fluminense. O estudo levantou dados sobre o modo como na primeira aula e na aula trote o personagem professor é representado perante uma plateia de alunos. Para nós o objeto de estudo se concentrou na sociabilidade de professores e alunos através da “representação teatral” (ibid.). Em nossa opinião o estudo é relevante porque tenta desnaturalizar e “entender honestamente o exótico” (DaMATTA, 2010, p. 11) no processo de formação do pedagogo ou do professor em qualquer nível de atuação entre a escola ou a universidade. Ao relacionarmos drama e prática docente estamos interpretando aspectos da própria sociabilidade/interação entre professor e aluno. Em nossa hipótese inicial provavelmente existiria um caráter dramatúrgico na prática docente. E chegamos à conclusão no estudo que realmente a prática docente no contexto observado se desenvolvia sim através de ações de caráter dramatúrgico, principalmente por identificarmos na atuação e nos dizeres dos professores elementos tais como crença no papel representado, fachada, realização dramática, idealização e manutenção do controle expressivo, representação falsa, mistificação e realidade e artifícios, categorias utilizadas por Erving Goffman para falar de representação. Este texto também é um relato autobiográfico da minha experiência de formação como professora e pedagoga tentando “transformar o familiar em exótico” (DaMATTA, 1978, p. 4)
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Subject(s)
Caráter dramatúrgico
Prática docente
Interação professor-aluno
Pedagogia
Docência
Dramaturgia
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1513
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram