Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1515
Title: Criança com bom desempenho no primeiro segmento de uma escola pública de Angra dos Reis - um estudo de caso
Authors: Lessa, Carolina Melo Costa
metadata.dc.contributor.advisor: Bayma, Andrea Cristina Pavão
metadata.dc.contributor.members: Gonçalves, Anderson Xavier Tibau
Alves, Maria Aparecida
Issue Date: 18-Mar-2016
Abstract: O presente trabalho monográfico tem como objetivo investigar o contexto familiar de um aluno, oriundo das camadas populares, com bom desempenho escolar, buscando compreender a participação/atuação da família e as estratégias familiares para a construção desse sucesso. Este objeto de estudo é de relevância para o campo da Educação à medida que, procurando conhecer as possíveis causas do sucesso escolar de um aluno estatisticamente fadado ao fracasso, podemos tentar compreender os fenômenos presentes/ausentes na construção de sua trajetória escolar bem sucedida. A partir da análise do caso teço reflexões que, apesar de toda subjetividade e singularidade presentes em um estudo de caso, traz também pontos pertinentes à reflexão da prática pedagógica e da educação em sentido mais amplo e abrangente, estudando o aluno desde o seu contexto familiar. Concluiu-se, nesta pesquisa, que a família mobiliza esforços e investimento na educação escolar do menino. Com um histórico de vida de muita pobreza e após uma imigração na juventude, do Ceará para Angra dos Reis, os pais que tiveram seus estudos prejudicados tentam oferecer as condições necessárias para a educação e escolarização do filho, principalmente através da construção e manutenção do habitus do trabalho e da disciplina e, assim, ver nele as oportunidades que nunca tiveram.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1515
Appears in Collections:SGG- Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia versão final.pdf326.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.