Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1517
Title: Alfabetização em uma escola municipal em Angra dos Reis: desafios e possibilidades
Authors: Santos, Alexandra da Silva Vieira
metadata.dc.contributor.advisor: Bayma, Andréa Cristina Pavão
metadata.dc.contributor.members: Nobre, Domingos Barros
Silva, Rodrigo Torquato da
Issue Date: 18-Mar-2016
Abstract: O objetivo geral desta pesquisa foi, através de estudo longitudinal, conhecer e compreender as práticas utilizadas na alfabetização em uma escola municipal situada na periferia do município de Angra dos Reis. Foi acompanhada, nesse período, uma única turma, ao longo do 1º e 2º anos do ensino fundamental. Observou-se, no segundo ano, um grande rodízio de professoras. Ao final da pesquisa, chegou-se à conclusão de que, apesar de inovador, o "Método Sandra Bozza" depende do conhecimento e da prática do professor em relação a ele. Notou-se, ainda, que, ao final do segundo ano, os resultados esperados pelo Projeto Político Pedagógico da escola (ampliar o processo de alfabetização, como forma de comunicação, utilizando-se dos usos sociais da leitura e escrita) não foram plenamente alcançados. Apesar de o processo de alfabetização ter sido prejudicado pela alternância de professoras, e de nem todas terem conhecimento e experiência com o método adotado, a escola considerou o resultado satisfatório, uma vez que todos os alunos, embora em estágios diferentes, concluíram o segundo ano sabendo ler e escrever, o que, infelizmente, não é usual na rede municipal de Angra dos Reis.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1517
Appears in Collections:SGG- Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alfabetizacao em uma Escola Municipal em Angra dosReis Desafios e Possibilidades.pdf467.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.