• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • IEAR – Instituto de Educação de Angra dos Reis
  • SGG - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Angra dos Reis
  • SGG - Trabalhos de Conclusão de Curso - Angra dos Reis
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • IEAR – Instituto de Educação de Angra dos Reis
  • SGG - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Angra dos Reis
  • SGG - Trabalhos de Conclusão de Curso - Angra dos Reis
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Alfabetizacao em uma Escola Mu... (467.1Kb)

Collections
  • SGG - Trabalhos de Conclusão de Curso - Angra dos Reis

Statistics
Metadata
Show full item record
ALFABETIZAÇÃO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM ANGRA DOS REIS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Santos, Alexandra da Silva Vieira | Posted on: 2014
Abstract
O objetivo geral desta pesquisa foi, através de estudo longitudinal, conhecer e compreender as práticas utilizadas na alfabetização em uma escola municipal situada na periferia do município de Angra dos Reis. Foi acompanhada, nesse período, uma única turma, ao longo do 1º e 2º anos do ensino fundamental. Observou-se, no segundo ano, um grande rodízio de professoras. Ao final da pesquisa, chegou-se à conclusão de que, apesar de inovador, o "Método Sandra Bozza" depende do conhecimento e da prática do professor em relação a ele. Notou-se, ainda, que, ao final do segundo ano, os resultados esperados pelo Projeto Político Pedagógico da escola (ampliar o processo de alfabetização, como forma de comunicação, utilizando-se dos usos sociais da leitura e escrita) não foram plenamente alcançados. Apesar de o processo de alfabetização ter sido prejudicado pela alternância de professoras, e de nem todas terem conhecimento e experiência com o método adotado, a escola considerou o resultado satisfatório, uma vez que todos os alunos, embora em estágios diferentes, concluíram o segundo ano sabendo ler e escrever, o que, infelizmente, não é usual na rede municipal de Angra dos Reis
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Subject(s)
Alfabetização
Professor alfabetizador
Prática cotidiana
Pedagogia
Alfabetização
Escola
Angra dos Reis (RJ)
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1517
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram