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dc.contributor.advisorHolzbach, Ariane-
dc.contributor.authorGuimarães, Pedro-
dc.date.accessioned2020-10-08T14:34:01Z-
dc.date.available2020-10-08T14:34:01Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Pedro Cezar Duarte. Fitas Magnéticas na Cultura Digital: A plataforma Vimeo na reconfiguração do audiovisual analógico. 2019. 128f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15175-
dc.description.abstractO atual contexto de consumo, distribuição e armazenamento audiovisual no ambiente das plataformas online é marcado não somente por toda a produção que se realiza no presente, mas é também afetado pelo acervo de vídeos analógicos de décadas anteriores, digitalizados e postados a cada dia. A circulação de vídeos analógicos no ambiente digital da plataforma audiovisual Vimeo é o objeto central e o polo irradiador das questões dessa pesquisa. A abordagem proposta pretende entender este fenômeno situando-o em dois eixos de análise distintos: 1) inserindo-o numa perspectiva genealógica das formas espectatoriais e das práticas de produção que marcaram a cultura analógica nas décadas de 1980 e 1990; 2) relacionando-o ao campo da memória, da preservação e da remediação das mídias. Adotando um grupo heterogêneo de referenciais teóricos, esta dissertação toma como corpus de análise uma seleção de vídeos originalmente captados em formatos analógicos, posteriormente digitalizados e armazenados na plataforma Vimeo em diferentes perfis. A pesquisa concluiu que, longe de caracterizar um audiovisual anacrônico e em vias de desaparecimento, o vídeo analógico adquire “vida póstuma” e constitui-se em um agente de múltiplo potencial histórico, estético e narrativo ao ser remediado e ressignificado no ambiente digital do Vimeo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (secretariadoppgcomuff@gmail.com) on 2020-10-07T22:47:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) _ Dissertação Guimarães Pedro - Pedro Cezar.pdf: 4755137 bytes, checksum: f8f2170395d92e517b4f8f239ebc3049 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleFitas Magnéticas na Cultura Digitalpt_BR
dc.title.alternativeMagnetic tapes on Digital Culturept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordVimeopt_BR
dc.subject.keywordVídeo analógicopt_BR
dc.subject.keywordPreservaçãopt_BR
dc.subject.keywordMemóriapt_BR
dc.subject.keywordRemediaçãopt_BR
dc.contributor.membersAlbuquerque, Afonso de-
dc.contributor.membersMassarolo, João Carlos-
dc.degree.levelmestrado acadêmicopt_BR
dc.subject.descriptorFita magnéticapt_BR
dc.subject.descriptorPreservação digitalpt_BR
dc.subject.descriptorMemóriapt_BR
dc.subject.keywordotherVimeopt_BR
dc.subject.keywordotherAnalog videopt_BR
dc.subject.keywordotherPreservationpt_BR
dc.subject.keywordotherMemorypt_BR
dc.subject.keywordotherRemediationpt_BR
dc.description.abstractotherThe current context of consumption, distribution and audiovisual storage in the environment of online platforms is not only marked by all the production that takes place at the present time, but it is also affected by the collection of analog videos from previous decades, digitalized and posted every day. The circulation of analogue videos in the digital environment of the audiovisual platform Vimeo is the central object and the radiating pole of the research’s questions. The proposed approach intends to understand this phenomenon by placing it in two distinct axes of analysis: 1) inserting it in a genealogical perspective of the spectatorial forms and practices of production that marked the analogical culture in the 1980s and 1990s; 2) relating it to the field of memory, preservation and remediation of the media. Adopting a heterogeneous group of theoretical frames, this dissertation takes as corpus of analysis a selection of videos originally captured in analog formats, later digitized and stored on the Vimeo platform in different profiles. The research concluded that, far from characterizing an anachronistic and disappearing audiovisual form, analog video acquires “posthumous life” and constitutes an agent of multiple historical, aesthetic and narrative potential when remediated and re-signified in the digital environment of Vimeo.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Mestradopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artes e Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.degree.date2019-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6484480041112939pt_BR
dc.description.physical128fpt_BR
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