“INSTRUAM O OPERÁRIO”: PROJETOS, DISPUTAS E DEMANDAS POR INSTRUÇÃO PARA TRABALHADORES NA IMPRENSA DO ENGENHO DE DENTRO (1890-1905)
Instrução
História da Educação
Engenho de Dentro
Imprensa
Instrução pública
Operário
Educação -- aspecto histórico
Press
Instruction
History of Education
Engenho de Dentro
Gomes, Camilla Estevam Dantas | Posted on:
2019
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo central compreender de que maneira a instrução
era apresentada nas folhas publicadas por e/ou direcionadas aos trabalhadores, no[s]
subúrbio[s] da cidade, com especial atenção ao bairro do Engenho de Dentro. Almeja-se
perquirir quais projetos, disputas e demandas eram postas, no campo da instrução, por
esses sujeitos, considerando suas experiências no mundo das letras. A pesquisa teve
como ponto de partida a análise dos periódicos A Tribuna (1890), O Echo Suburbano
(1901) e A União Operaria (1904-1905), apreendendo-os não somente como um espaço
de amplificação das carências e necessidades da população dos distritos suburbanos,
mas também como importante lugar utilizado por operários, professores e jornalistas
para a difusão da cultura letrada e da formação intelectual dos e para os trabalhadores.
Por meio da análise dos impressos, buscamos lançar luz sobre as motivações dos
trabalhadores em publicarem nessas folhas, considerando o ato da leitura e da escrita
como uma estratégia de luta por espaço de expressão e divulgação de seus ideais
políticos e sociais. Dessa maneira, nos preocupamos em evidenciar o processo de
desenvolvimento do movimento operário nos arredores da Estrada de Ferro, cotejando,
em especial, as propostas enunciadas pela União Operaria do Engenho de Dentro, bem
como as disputas e tensões que homens e mulheres viviam no decorrer das colunas
assinadas por eles na imprensa. A partir desses aspectos, espreitamos a trajetória de
alguns personagens, dentre eles, a professora, presidente do Partido Operário
Independente e responsável pela criação de escolas operárias, Elisa Scheid, perseguindo
seu percurso no magistério, na cidade do Rio de Janeiro, e suas reflexões sobre a
importância da instrução para que os operários alcançassem a liberdade. Sendo assim, a
trajetória da docente foi nossa janela para esmiuçar as ideias e perspectivas propostas
por ela e por seus companheiros para formação intelectual dos trabalhadores, no
subúrbio do Rio de Janeiro
[Texto sem Formatação]
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Document type
DissertaçãoSource
GOMES, Camilla Estevam Dantas. “Instruam o operário”: projetos, disputas e demandas por instrução para trabalhadores na imprensa do Engenho de Dentro (1890-1905). 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.Subject(s)
ImprensaInstrução
História da Educação
Engenho de Dentro
Imprensa
Instrução pública
Operário
Educação -- aspecto histórico
Press
Instruction
History of Education
Engenho de Dentro
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