Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/152
Title: O Cavalete e a paleta: arte e prática de colecionar no Brasil
Authors: Knauss, Paulo
Issue Date: 2001
Publisher: Museu Histórico Nacional
Citation: KNAUSS, Paulo. O Cavalete e a paleta: arte e prática de colecionar no Brasil. Anais do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, v. 33, p. 23-44, 2001. Disponível em: < http://docvirt.com/docreader.net/docreader.aspx?bib=MHN&pasta=Anais%20do%20Museu%20Historico%20Nacional\Volume%20XXXIII%20-%202001&pesq=o%20cavalete%20e%20a%20paleta>
Abstract: A arte européia se confunde com a afirmação do mundo da arte no Brasil e o tratamento da questão nacional no processo de constituição da sociedade e do Estado nacional. A criação artística participou do movimento de institucionalização simbólica da sociedade brasileira. É assim que a arte européia se inclui no campo da arte estrangeira por oposição a uma arte nacional. Essa demarcação é sobretudo importante em face de uma crítica e uma história da arte marcadas pelo recorte das escolas nacionais que se afirmou no século XIX e que, em grande medida, perdura ainda hoje na organização dos acervos museológicos, especificamente no campo da pintura.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/152
Appears in Collections:LABHOI - Artigos de periódicos e Trabalhos apresentados em Eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Knauss, Paulo-O cavalete e a paleta.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons