O CAVALETE E A PALETA: ARTE E PRÁTICA DE COLECIONAR NO BRASIL
Knauss, Paulo | Posted on:
2001
Abstract
A arte européia se confunde com a afirmação do mundo da arte no Brasil e o tratamento da questão nacional no processo de constituição da sociedade e do Estado nacional. A criação artística participou do movimento de institucionalização simbólica da sociedade brasileira. É assim que a arte européia se inclui no campo da arte estrangeira por oposição a uma arte nacional. Essa demarcação é sobretudo importante em face de uma crítica e uma história da arte marcadas pelo recorte das escolas nacionais que se afirmou no século XIX e que, em grande medida, perdura ainda hoje na organização dos acervos museológicos, especificamente no campo da pintura.
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Document type
Artigo de periódicosPublisher
Museu Histórico Nacional
Source
KNAUSS, Paulo. O Cavalete e a paleta: arte e prática de colecionar no Brasil. Anais do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, v. 33, p. 23-44, 2001. Disponível em: < http://docvirt.com/docreader.net/docreader.aspx?bib=MHN&pasta=Anais%20do%20Museu%20Historico%20Nacional\Volume%20XXXIII%20-%202001&pesq=o%20cavalete%20e%20a%20paleta>License Term
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