• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • IEAR – Instituto de Educação de Angra dos Reis
  • SGG - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Angra dos Reis
  • SGG - Trabalhos de Conclusão de Curso - Angra dos Reis
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • IEAR – Instituto de Educação de Angra dos Reis
  • SGG - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Angra dos Reis
  • SGG - Trabalhos de Conclusão de Curso - Angra dos Reis
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
MONOGRAFIA-ANDRESA.pdf (574.7Kb)

Collections
  • SGG - Trabalhos de Conclusão de Curso - Angra dos Reis

Statistics
Metadata
Show full item record
O PAPEL DO PEDAGOGO: UMA DISCUSSÃO SOBRE OS CAMPOS DE ATUAÇÃO E OS ELEMENTOS BÁSICOS DE FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE PEDAGOGIA
Cunha, Andresa Maria da Silva | Posted on: 2014
Abstract
Este trabalho surgiu a partir do interesse em buscar conhecer as diversas possibilidades de atuação para o pedagogo, assim como suas atribuições, principalmente no campo empresarial. Entender qual seria o currículo ideal a esta formação, que é titulada como plena, e como se sentem os pedagogos quanto a ela. Tanto aqueles que estão em processo de formação, como aqueles já formados. Sabe-se que, atualmente, o pedagogo sai da universidade com um diploma que lhe possibilita exercer seu trabalho além da escola, onde segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, ele deveria ser habilitado para isso. A partir destes dados, foram feitas investigações pautadas nos currículos de algumas universidades, fazendo um levantamento das disciplinas oferecidas e o tempo de curso estimado. Além disso, foi realizado um trabalho de campo através de entrevistas com universitários de três faculdades distintas, além de pedagogos já graduados por estas instituições. Foi possível, assim, traçar uma comparação entre estes grupos de profissionais, buscando saber o interesse destes quanto à atuação em áreas não escolares, o sentimento em relação à sua formação e, ainda, o conhecimento que possuem sobre a importância de sua profissão para esta sociedade. Desta forma, este trabalho faz, de forma singela, uma breve discussão sobre o pedagogo e seus campos de trabalho, assim como a formação considerada plena para este profissional
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Subject(s)
Pedagogia
Formação docente
Educação não formal
Pedagogia
Estudante de pedagogia
Atuação profissional
Pedagogy
Teacher training
Non-formal education
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1520
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram