Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1525
Title: Impactos da sazonalidade na hotelaria: estudo na hotelaria de luxo na cidade do Rio de Janeiro
Authors: Silva, Márcia Magalhães da
metadata.dc.contributor.advisor: Magalhães, Margarida Molina
metadata.dc.contributor.members: Silva, Janina Heidy Matos
Guimarães, Valéria Lima
Issue Date: 2007
Abstract: O mercado turístico apresenta desequilíbrios, dentre os quais encontra-se a sazonalidade do setor, que define as altas e baixas temporadas. As variações das taxas ocupacionais em determinadas épocas do ano ocasionam diversos impactos na atividade turística como um todo, mas causam efeitos significativos principalmente na hotelaria, que é um setor exclusivamente turístico. Assim, é fundamental o estudo das causas e conseqüências da sazonalidade para então, se desenvolver propostas para solucionar tal instabilidade do setor. Verifica-se que a sazonalidade provoca em períodos de baixa concentração de turistas: diminuição no faturamento das empresas, redução no quadro de funcionários, variações salariais dos empregados em hotelaria e modificações na política de promoção e preço do produto. O presente trabalho faz uma análise da sazonalidade na atividade turística e mais especificamente no setor hoteleiro, a partir de pesquisas realizadas nos hotéis de luxo da cidade do Rio de Janeiro, e mostra a importância deste estudo para o planejamento da atividade, de forma a reduzir os impactos desta ameaça ao desenvolvimento do turismo e da hotelaria.
metadata.dc.description.abstractother: The tourist market presents imbalances, among which is the seasonality of the industry, which defines the high and low seasons. Changes in occupational rates in certain times of the year cause different impacts in the whole touris services, but cause significant effects primarily in the hotel, which is an exclusively tourist industry. Thus, it is essential to study the causes and consequences of seasonality to time, to develop proposals to resolve such instability of the industry. It appears that the seasonal rise in periods of low concentration of tourists: decrease in sales of businesses, reduction in the framework of officials, variations wage of employees in hotels and changes in the policy of promotion and price of the product. The present work is an analysis of the seasonality in the tourist and more specifically in the hospitality industry, from research conducted in luxury hotels in the city of Rio de Janeiro, and shows the importance of this study for the planning of activity in order to reduce the impacts this threat to the development of tourism and hotel.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1525
Appears in Collections:SGT - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
9 - Marcia da Silva.pdf424.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.